Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

nov
2022

Em Notícias

Ministério das Culturas do Chile realizará o Encontro Cidadão de Culturas Comunitárias 

Em 28, nov 2022 | Em Notícias |

Exposição de experiências, degustação de pratos tradicionais comunitários, oficinas de saberes e apresentações musicais, entre outras ações, fazem parte das mais de 50 atividades programadas para o Encontro Cidadão de Culturas Comunitárias, que se realizará nos dias 1 e 2 de dezembro, das 9h30 às 18h, no Centro Gabriela Mistral (GAM) em Santiago, no Chile. 

Organizada pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Património, por meio do Departamento de Cidadania Cultural, a atividade inclui um espaço dedicado às artes e culturas comunitárias, com saberes e atividades artísticas de grupos que atuam em territórios de todo o país. Também haverá um colóquio para compartilhar experiências de incidência e participação comunitária, onde será apresentado o programa Pontos de Cultura Comunitária, que será implementado no Chile em 2023.

A ministra das Culturas, das Artes e do Patrimônio, Julieta Brodsky Hernández, anunciou que esta é provavelmente uma das maiores, mais diversas e representativas festas de cultura comunitária que já se realizou no Chile. “Mais de 100 representantes de diferentes partes do país vão participar de um espaço de intercâmbio e visibilidade do trabalho cultural comunitário, para dar conta da fundamental relevância desse tipo de organização nos territórios”, destacou.

Segundo ela, a proposta de implementação dos Pontos de Cultura Comunitária, uma das mais relevantes políticas públicas culturais do governo do presidente Gabriel Boric, mostrará os resultados de um processo participativo que chegou a 121 Diálogos Cidadãos, com a participação de mais de 1.400 pessoas em todas as regiões do Chile, para recolher aportes de agrupações comunitárias durante a fase de instalação do programa”.

O encontro será aberto ao público e terá duas instâncias. A primeira será a Feira de Arte e Culturas Comunitárias, que acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro na Praça Zócalo do GAM. Esta mostra de saberes e fazeres artísticos e culturais projeta-se como um espaço de visibilidade da diversidade de organizações comunitárias que podem ser Pontos de Cultura, bem como de articulação entre os territórios e os seus habitantes.

Como parte do segundo dia de encontro, na sexta-feira (02/12), será realizado o Colóquio Pontos de Cultura Comunitária: “Experiências, saberes locais e políticas de desenvolvimento comunitário”. Haverá apresentações de organizações comunitárias; exposições de experiências marcantes de gestão municipal, e um espaço de diálogo em torno da relação com o programa Pontos de Cultura. No último bloco, serão apresentados os resultados da fase de instalação do programa e a proposta de implementação para 2023.

Para assistir ao colóquio é necessário inscrever-se neste formulário, uma vez que a lotação da Sala A1 está limitada a 250 pessoas. Para quem não puder comparecer presencialmente, haverá transmissão ao vivo no Facebook (Cidadania Cultural) e no canal do YouTube do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio.

.

(Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio)