Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

19

nov
2021

Em Notícias

Memórias e histórias de luta: os dois projetos uruguaios selecionados no Edital de Apoio a Redes 2021

Em 19, nov 2021 | Em Notícias |

* Nome do projeto: Hermosa Intervención: Museo Afroviviente

* Nome da rede ou articulação: Hermosa Intervención

“Hermosa Intervención: Museo Afroviviente”, um dos projetos uruguaios selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021, consiste na montagem de uma visita guiada onde são representadas e narradas a vida de 12 mulheres negras do continente americano que contribuíram na construção da cultura, das nações, da luta anti-racista e na defesa dos direitos da população negra e LGBTIQ +.

O passeio é realizado na companhia de um mestre de cerimônias, que inicia a atividade com um poema sobre as mulheres negras, ao mesmo tempo em que convida os participantes a ouvirem as vozes de 12 mulheres do interior do Uruguai, Brasil e Argentina. Dando voz e corpo às histórias das mulheres que serão representadas neste Museo Afroviviente, pretende-se – além de tecer uma rede de mulheres afro – reconstruir, reconhecer e contribuir para a visibilidade da história de mulheres negras do Uruguai e da região.

“Esta intervenção é, em sua essência, uma ação de reconhecimento e fortalecimento de nossa identidade sociocultural como mulheres afro-latino-americanas. Buscamos não só o reconhecimento das mulheres a serem representadas, mas também a nós mesmos, nossas identidades culturais, as conexões que nelas encontramos e a possibilidade de colocá-las em diálogo, destacando fusões, misturas e semelhanças que reconhecemos que se encontram dentro desse grupo”, ressaltam no formulário de inscrição. 

A proposta se baseia em duas intervenções realizadas por ocasião do dia 25 de julho, Dia Internacional das Mulheres Afro-Latino-Americanas, Afro-Caribenhas e da Diáspora. Na criação coletiva de 2020, cinco Orixás femininos foram representados por cinco mulheres negras e diversas. Em 25 de julho de 2021, o Museu Afroviviente levou para a Casa de la Cultura Afrouruguaya, em Montevidéu, uma homenagem a 12 mulheres afro-americanas (foto).

O projeto apresentado no edital do IberCultura Viva está programado para ser executado entre 20 de novembro de 2021 e 15 de fevereiro de 2022. A atividade tem realização prevista em dois departamentos do Uruguai. Um com alto índice de população negra, como é o caso de Cerro Largo (município de Melo), com 10,9%, e outro com baixo índice, como o departamento de Río Negro (município de Young), com 6,8% .

 .

A articulação

A proposta reúne três grupos uruguaios: Hermosa Intervención, Colectiva Mujeres e Valorarte. Criado em 2020, Hermosa Intervención é um coletivo colaborativo intersetorial, formado por mulheres afrodescendentes uruguaias, migrantes, pertencentes ao coletivo LGBTIQ +, que habitam a capital e o interior do país. Pela força da palavra e da corporeidade, elas destacam os aportes de seus antecessores, que de suas regiões contribuíram (“substancial, brava e genuinamente”) à comunidade e à sociedade, para a consolidação identitária.

Fundada em 2009, a Colectiva Mujeres reúne mulheres com vasta experiência no movimento feminista que buscam promover a igualdade étnica e racial de gênero na prática democrática e no desenvolvimento teórico. Eles têm concentrado seu trabalho no interior do país, especialmente nos departamentos com maior população afrodescendente: Tacuarembó, Cerro Largo, Rivera, Artigas, Região Metropolitana.

Valorarte, a terceira entidade participante deste Museo Afroviviente, é uma iniciativa da Sociedade Uruguaia de Atores. Esta associação civil, criada em 2011, é o sindicato de artistas de teatro, profissões e profissões afins. 

Museo Afroviviente: Virginia Brindis de Salas (Uruguay)

 * Nome do projeto: Integrando Marindia

* Nome da rede ou articulação: Integrando Marindia

.

O evento “Integrando Marindia”, que se realizará nos dias 20 e 21 de novembro na cidade de Marindia, foi criado por três grupos que partilham o mesmo território dentro do departamento de Canelones, com intercâmbios em várias atividades culturais. Com base nos bons resultados das atividades partilhadas, Charrúa Oipik Nomada, Terreiro Mandinga de Angola e Por Amor al Arte decidiram unir-se numa proposta única que contemplasse a identidade de cada grupo. 

Amor al Arte, um dos grupos que participam nesta articulação, está sediado no Espaço Cultural Camping Marindia, onde vem gerenciando diferentes propostas de difusão cultural e artística, como por exemplo, o Encontro Latino-Americano de Esculturas na Areia; os ensaios da companhia de teatro “La Barraquita”; o concurso “Esencia Escena” (com mini shows, teatro, dança, fantoches, monólogos) e oficinas de teatro para todas as idades, entre outras atividades.

O Grupo Artístico Charrúa Oipik Nomada, criado em 2019, dedica-se ao resgate das memórias Charrúa (através da pesquisa), caminhadas e divulgação dos costumes Charrúa (através das artes). O Grupo de Capoeira Terreiro de Mandinga de Angola Uruguai, por sua vez, desde 2015 vem ministrando aulas de capoeira para adultos (música, entretenimento físico, cosmogonia africana e indígena) e oficinas de capoeira angolana para meninos e meninas de 5 a 9 anos.


(Foto: Terreiro Mandinga de Angola)

Com o evento “Integrando Marindia”, os três grupos pretendem promover a articulação das organizações de base comunitária no departamento de Canelones, gerando um encontro para valorizar o seu património cultural e trazer à palavra memórias ancestrais, buscando restabelecer um sentido no presente e no território.

.

O programa

As atividades programadas para este fim de semana no Espaço Cultural Por Amor al Arte vão começar com Charrúa Oipik Nomada e uma proposta de caminhada para crianças, de, na manhã de sábado (das 7h às 12h). O primeiro dia será encerrado com uma “fogueira ancestral”, que irá gerar um círculo da palavra, e uma apresentação da peça “Curuguaty 1831” de Tatuteatro, relacionada com a história e memória dos povos indígenas. 

No segundo dia, os grupos convocam um público jovem e adulto para participar de uma oficina de capoeira, ligada ao reconhecimento da memória ancestral dessa manifestação cultural. A roda de capoeira Angola será realizada das 10h às 12h; em seguida, haverá um círculo da palavra. O evento encerrará com o encontro da Rede de Cultura Viva Comunitária e da Rede Cultural Costa de Canelones. A sessão final está programada para durar duas horas, das 14h às 16h.