Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

29

ago
2019

Em Notícias

Jornadas de Reflexão e Intercâmbio Populteatro: conheça a proposta do Chile selecionada no Edital de Apoio a Redes 2019 

Em 29, ago 2019 | Em Notícias |

Nome do evento: Jornadas de Reflexión e Intercambio Populteatro

Nome da rede: Red de Cultura Comunitaria Entepola

Organização responsable: Fundación Entepola Chile

Data prevista: de 17 a 26 de janeiro de 2020

 

As Jornadas de Reflexão e Intercâmbio Populteatro, que serão realizadas no Chile em janeiro de 2020, serão uma instância do Festival Internacional de Teatro Comunitário Entepola, compostas por palestras, rodas de conversas e oficinas teórico-práticas, com facilitadores nacionais e internacionais, acompanhadas de dinâmicas grupais.

O evento, que foi uma das 10 propostas ganhadoras do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019, terá seis jornadas, em sedes rotativas (as sedes dos integrantes da Rede de Cultura Comunitária Entepola), para que os participantes conheçam as práticas comunitárias em seus territórios. 

Cada jornada terá dois blocos. O primeiro será para que o coletivo exponha alguma de suas práticas em relação à temática transversal definida. O segundo bloco está reservado a um facilitador nacional ou internacional, para tratar em profundidade a temática proposta, e para as dinâmicas grupais. Todas as atividades serão gratuitas, abertas ao público em geral.

 

O festival

Em sua 34ª edição, o Festival Internacional de Teatro Comunitário Entepola contará com apresentações de companhias provenientes de vários países. As sessões, marcadas para o período entre 17 e 26 de janeiro no anfiteatro de Pudahuel, buscam potenciar e manter o movimento artístico comunitário no Chile, utilizando o teatro como ferramenta de formação e transformação no âmbito social, educacional e cultural.

O festival nasceu em Santiago em 1987, como um projeto da companhia de teatro La Carreta. Desde 2000, e de forma contínua, se realiza na comuna de Pudahuel, na região metropolitana de Santiago, onde está a sede da Fundação Entepola. A entidade, por sua experiência de intervenção social, é considerada uma referência chilena e internacional do teatro comunitário.

Sob o “guarda-chuva” de Entepola estão o Festival Internacional de Teatro Comunitário, o Seminário de Pedagogia Teatral e Ação Social, a Escola Latinoamericana de Teatro Popular (Elatep), as Jornadas de Reflexão e Intercâmbio Populteatro, a companhia de teatro Entepola e a Rede de Cultura Comunitária Entepola.

 

As jornadas

As jornadas “Populteatro” têm como objetivo realizar um intercâmbio reflexivo sobre as práticas culturais comunitárias em diversos países e contextos; nutrir a prática e contribuir para a sistematização da cultura comunitária, além de prover um ambiente de respeito, comunicação aberta e participação coletiva. As atividades se destinam aos integrantes dos coletivos da Rede de Cultura Comunitária Entepola e aos integrantes das companhias nacionais e internacionais participantes do festival de teatro.

Durante os primeiros anos de “Populteatro” (1998-2006), as sessões giravam em torno das obras apresentadas no palco principal do festival. As companhias de teatro falavam do processo criativo e do contexto de trabalho de suas obras, e então se desenvolvia um fórum crítico com o objetivo de retroalimentar as companhias. 

Em 2007, “Populteatro” passou a dividir-se em duas instâncias de trabalho: 1) as jornadas de reflexão de cultura comunitária e 2) a desmontagem. Enquanto esta última instância enfocava os processos criativos teatrais, a primeira se dedicava especificamente à uma reflexão ampla sobre a prática cultural comunitária. Desde 2019 as jornadas têm como foco os seminários de reflexão e oficinas em torno de uma temática global à qual os expositores respondem, a partir de sua prática e de seu contexto. 

https://www.facebook.com/entepola.chile/videos/10156737072549985/

A rede

A Rede de Cultura Comunitária Entepola, que apresentou o projeto selecionado no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2019, é formada por Fundación EntepolaColectivo Sustento, Colectivo Teatro Comunitario Chaca Chaca, Club de adulto mayor Llitulun Ayekantun, Junta de Vecinos Santa Cecilia, Comité de Acción Social y Cultural El Pilón, Festival Iberoamericano de las Artes que Cuentan (FIAC), Centro Cultural Social y Deportivo 4 Estaciones, Centro Cultural Teatro Las Barrancas, e Movimiento Social Movilizate.

 

(Fotos e vídeo: Fundación Entepola)