Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

10

fev
2023

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

IberCultura Viva abre inscrições para o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023

Em 10, fev 2023 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

(Foto: Mario Ruiz/ Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio de Chile)

.

O programa IberCultura Viva abre nesta sexta-feira, 10 de fevereiro, o período de inscrições para o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalhos Colaborativos 2023. Organizações culturais comunitárias e povos originários, indígenas ou afrodescendentes, interessados em realizar eventos em conjunto com outras organizações ou coletivos podem se inscrever na plataforma Mapa IberCultura Viva até o dia 20 de abril*, às 18h (horário de Brasília e Buenos Aires).

Os eventos apresentados podem ser assembleias, reuniões, congressos, jornadas de sensibilização, seminários, festivais, feiras, colóquios ou simpósios, de âmbito municipal, provincial, nacional ou internacional. As atividades propostas devem ser realizadas entre junho e novembro de 2023, com entrada franca.

O valor total destinado a esta edição é de 174 mil dólares, o maior outorgado até então pelo programa IberCultura Viva. Este valor considera tanto os recursos previstos no Plano Operativo Anual 2023 para o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalhos Colaborativos (150 mil dólares) quanto para a Convocatória de Projetos Comunitários de Inclusão Digital (24 mil dólares). Cada projeto selecionado receberá até 5 mil dólares para usar nos custos de produção e comunicação do evento proposto.

.

Inclusão digital

Este ano, além dos eventos que normalmente são apresentados como projetos nesta convocatória, o Conselho Intergovernamental decidiu incluir a possibilidade de apresentação de propostas que incluam o tema da inclusão digital, para promover projetos em rede que coloquem em prática e/ou estimulem o acesso à internet nas comunidades.

Os projetos desta edição, portanto, podem ser apresentados em duas linhas: uma ligada à inclusão digital; outra dedicada a eventos (assembleias, encontros, congressos, festivais, etc.) realizados de forma colaborativa por pelo menos três organizações culturais comunitárias, povos indígenas e/ou comunidades afrodescendentes. Essas organizações e/ou povos devem pertencer aos países membros do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

Os projetos devem ser apresentados por uma organização sem fins lucrativos com personalidade jurídica, que será responsável pela gestão dos recursos. No caso do Brasil, apenas aquelas certificadas como Pontos de Cultura, com cadastro atualizado na plataforma Rede Cultura Viva, podem participar como entidades responsáveis ​​pelos projetos. No caso do Equador, a pessoa responsável pelo projeto deve estar inscrita no Registro Único de Atores Culturais (RUAC). No caso do México, as redes selecionadas devem cadastrar a organização responsável pela administração dos recursos no Registro Nacional de Espaços, Práticas e Agentes Culturais (TELAR).

.

Confira o regulamento: https://bit.ly/3HMtpsx

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/231/

Consultas: programa@iberculturaviva.org

Como se cadastrar no Mapa IberCultura Viva: https://iberculturaviva.org/manual/

.

(*) Texto atualizado em 6 de abril de 2023, após a ampliação do prazo

.

Leia também:

Um guia sobre o Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022