Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

03

ago
2016

Em Notícias

Encontro da Harmonia reunirá em Medellín representantes de organizações de 11 países

Em 03, ago 2016 | Em Notícias |

Será realizado em Medellín, de 11 a 17 de setembro, o Encontro da Harmonia: Cultura + Educação + Comunidade. Representantes de organizações de 11 países estarão reunidas na cidade colombiana para falar de suas experiências de cultura comunitária e outras formas de educação para a convivência. Entre elas estão iniciativas nacionais, desenvolvidas em Nariño, Cauca, Guajira, Cundinamarca e Antioquia, e internacionais, vindas de Argentina, Brasil, Bolivia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Peru.

O evento é promovido pela Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria Medellín – Valle de Aburrá, com o apoio da Secretaria de Cultura Cidadã – Prefeitura de Medellín e de organizações comunitárias da cidade. A direção acadêmica e logística está a cargo da Corporación Cultural Nuestra Gente.

Serão seis dias de atividades variadas, com visitas a comunidades, jornada pedagógica, seminário e mesas de trabalho. A agenda para o público em geral se inicia no dia 12, com o ritual de abertura. O dia 11 está programado para a recepção e acomodação  dos convidados. Entre as organizações participantes estão Fundación Crear Vale la Pena (Argentina), Wayna Tambo (Bolívia), Grãos de Luz e Griô (Brasil), Escuelita Espiritual de la Naturaleza (Costa Rica), El Arte Nos Une (Equador), TNT – Tiempos Nuevos Teatro (El Salvador), Caja Lúdica (Guatemala), Walabis (Honduras), Conarte (México) e Vichama Teatro (Peru).

O dia 12 também será de ritual e percurso por experiências de Medellín onde se evidencie a relação Cultura + Educação + Comunidade, para que as organizações convidadas conheçam os processos da cidade. A jornada pedagógica terá dois dias de duração (dias 13 e 14), com grupo fechado, para analisar conceitos e metodologias de cada experiência.

No dia 15 haverá um seminário internacional para compartilhar com o público (no contexto da Festa do Livro e da Cultura de Medellín) as experiências internacionais, nacionais e locais. O dia 16 será de circulação de experiências de educação e cultura, para propiciar a relação entre as organizações convidadas e as entidades de Medellín. O dia 17 será dedicado a uma mesa de trabalho que permita começar a pensar até onde poderia ir esta tarefa do Encontro da Harmonia.

Além de fortalecer as práticas educativas das organizações de Cultura Viva Comunitária dirigidas a criação e formação de conceitos e metodologias, o encontro tem como objetivo potencializar diálogos de saberes pedagógicos entre diversos contextos educativos ativos para o bem comum, por meio do intercâmbio de experiências que contribuam conceitual e metodologicamente para os processos formativos de Cultura Viva Comunitária.

Um dos produtos deste encontro será um livro digital com artigos sobre experiências de organizações de 10 países. A publicação reunirá os conceitos e as metodologias das práticas educativas das organizações internacionais e nacionais que participarão do Encontro da Harmonia.

Organizadores

A Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria, que organiza o evento, é um movimento continental com presença em 19 países que articula processos, organizações, espaços e sujeitos que, a partir do pensar e fazer, impulsionam políticas públicas de Cultura Viva Comunitária, e que junta os novos paradigmas da ação pública e social em torno da arte, da cultura, da educação e da comunidade.

As organizações envolvidas no desenho e na coordenação do encontro são: Fundación Ratón de Biblioteca, Corporación Cultural Barrio Comparsa, Corporación Cultural Canchimalos, Corporación Convivamos, Corporación Altavista, Corporación Cultural Debluss, Corporación Semiósfera, Museo de Antioquia y Corporación Cultural Nuestra Gente.

A equipe que fez a curadoria das experiências internacionais participantes é integrada por Inés Sanguinetti, Patricia Kistenmacher (Argentina), Silvana Bragatto, Célio Turino (Brasil), Alice Campos (Portugal), Jorge Blandón, Sandra Oquendo e Jorge Melguizo (Colômbia). A curadoria das experiências colombianas participantes ficou a cargo de Sandra Oquendo, Jairo Castrillón, Pedro Zapata, Miriam Páez, Edward Niño e Jorge Blandón.

(texto atualizado em 29 de agosto de 2016)

(Na foto, a sede da Corporación Cultural Nuestra Gente, encarregada da direção acadêmica e logística do encontro)

Leia também:

Encontro da Harmonia – Boletim

Programação geral do Encontro da Harmonia

Programa do Seminário do Encontro da Harmonia

 

Tags | ,