Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

jun
2023

Em Notícias

Em defesa da terra e dos direitos dos povos originários: os projetos costarriquenhos selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 28, jun 2023 | Em Notícias |

(Foto: Bribris Salitre)

.

#REDES2023

As duas propostas de organizações costarriquenhas selecionadas no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalhos Colaborativos 2023 são projetos que tratam da defesa da terra e dos direitos dos povos indígenas e comunidades camponesas. Um deles é o Encontro Nacional em Defesa da Cultura da Terra, apresentado pela Associação Rede de Articulação da Biodiversidade. O outro, apresentado pela Coordinadora de Lucha Sur Sur, é o projeto “Direitos humanos coletivos: Encontros dos povos Bribri, Cabécar e Brörán a partir de suas identidades e práticas culturais no trabalho e cuidado da terra e dos bens comuns”. A seguir, detalhamos as duas propostas que receberão apoio de aproximadamente 5 mil dólares cada para utilizar nas despesas de produção e comunicação dos eventos.


* Nome da rede ou articulação: Coordinadora de Lucha Sur Sur

*Nome do projeto: Direitos humanos coletivos: Encontros dos povos Bribri, Cabécar e Brörán a partir de suas identidades e práticas culturais no trabalho e cuidado da terra e dos bens comuns

.

.

A Coordinadora de Lucha Sur Sur (CLSS) é um espaço de encontro, solidariedade e articulação que desde 2007 reúne organizações sociais, povos indígenas e comunidades camponesas da Zona Sul Sul da Costa Rica. Seu principal objetivo é fortalecer as capacidades de organização, defesa dos direitos humanos, territórios, bens comuns e identidades culturais das organizações participantes através da articulação e trabalho colaborativo.

O projeto que a CLSS apresenta ao Edital IberCultura Viva para Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 busca fortalecer a defesa dos direitos e identidades culturais dos povos Cabécar, Bribri e Bröran, da Zona Sul da Costa Rica, por meio de encontros e intercâmbio de experiências.

Entre junho e novembro serão realizados quatro encontros comunitários (um dia e meio, um encontro por território) no Território Cabécar de China Kichá (Pérez Zeledón, San José); nos Territórios Bribris de Salitre e Yäbamï Dí Kàtá (Cabagra), na Fazenda San Andrés e na Comunidade Crun Shurín do Território Brörán de Térraba, em Buenos Aires de Puntarenas.

.

A intenção é que cada um dos encontros tenha delegações dos outros três territórios para que todos possam participar das discussões e reflexões propostas. Entre os temas que serão abordados estão: violência, discriminação e violação dos direitos humanos dos povos indígenas; ataques às normas culturais sobre pertencimento e identidade cultural; perda de saberes, saberes e práticas culturais relacionadas com o trabalho e cuidado da terra e dos bens comuns.

As atividades terão registro audiovisual e serão realizadas em seus próprios idiomas e em espanhol. Estão também previstas diversas atividades culturais durante e no final dos eventos, e uma feira de troca de sementes e produtos agrícolas em um passeio de dois dias e meio pelos quatro territórios participantes.

.

Organizações participantes

Quatro organizações que apresentam este projeto em nome da Coordinadora de Lucha Sur Sur são de povos indígenas e comunidades camponesas de Buenos Aires de Puntarenas, e uma de Pérez Zeledón, em San José. São eles: Conselho Ditsö Iríria Ajkönúk Wakpa de Salitre, fundado em 1979 no Território Salitre Bribri; Iríria Sätkök Conselho de Yäbamï Dí Kàtá, do Território Bribri de Yäbamï Dí Kàtá (Cabagra); Recuperadoras/es Börán de San Andrés em Térraba, que desde 2015 trabalha na defesa do Território Brörán de Térraba e da comunidade Finca San Andrés; Recicladoras Börán de Crun Shurin em Térraba e Recicladoras Cabécar de China Kichá, de Pérez Zeledón.


.

* Nome da rede ou articulação: Associação Rede de Articulação da Biodiversidade

* Nome do projeto: Encontro Nacional em Defesa da Cultura da Terra

.

O Encontro Nacional em Defesa da Cultura da Terra, apresentado pela Associação Redes Articuladoras da Biodiversidade no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2023, pretende ser um espaço onde os defensores da terra, da água, das sementes e das florestas se encontram para fortalecer seus vínculos e possibilidades organizacionais.

O evento, que será realizado em San José entre julho e outubro de 2023, visa a criação de três grupos de trabalho conjuntos, com a presença de cerca de 40 lideranças comunitárias. A rede proponente espera conseguir uma convocatória ampla, com a participação das sete províncias da Costa Rica (Alajuela, Cartago, Guanacaste, Heredia, Limón, Puntarenas e San José), para gerar um encontro nacional e pelo menos três produtos de comunicação.

Para estimular o diálogo entre comunidades indígenas, camponesas, urbanas e organizações ambientalistas, várias estratégias devem ser utilizadas, desde palestras e master classes até conversas coletivas e espaços lúdicos e criativos de intercâmbio cultural. Também haverá entrevistas com os principais participantes para publicar nas redes sociais e no site www.agroecologa.org.

Com este projeto, a rede espera reativar as redes de defensores da cultura camponesa (desarticuladas com a pandemia de Covid-19) e revitalizar os canais de comunicação entre as organizações.

(Foto: Red de Mujeres Rurales)

.

A rede

A Associação Rede de Articulação da Biodiversidade (RCB) é uma organização criada em 1998, que reúne agricultores, ecologistas e acadêmicos de universidades públicas. A tarefa da RCB se concentra em gerar pesquisas sobre diferentes fenômenos relacionados às políticas públicas sobre a biodiversidade e as comunidades que dela dependem.

Além de fazer parte da Federação Costarriquenha para a Conservação da Natureza, a rede pertence à Alianza Biodiversidad, uma rede latino-americana de mais de 13 organizações que editam e publicam a Revista Culturas e Sustentabilidade da Biodiversidade. A RCB trabalha em colaboração com outras organizações de base, como a Red de Mujeres Rurales, a Frente Nacional dos Povos Indígenas, a CoecoCeiba Amigos de la Tierra Costa Rica e a União Nacional dos Pequenos Agricultores.

O projeto selecionado nesta edição do edital foi apresentado em conjunto com a Red de Mujeres Rurales, fundada em 2007 em Cartago, e as Comunidades Ecologistas La Ceiba (COECOceiba Amigos de la Tierra), de Heredia, que desde 1995 inclui entre suas atividades a facilitação e articulação de organizações de base em questões ambientais e pesquisas sobre biodiversidade e povos indígenas.

(Foto: Coecoceiba)