FLACSO
“Cultura e decolonialidade” será o tema da primeira aula aberta do Curso de Pós-graduação em Políticas Culturales de Base Comunitária 2024
A primeira aula aberta da edição 2024 do Curso de Pós-Graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva será “Cultura e Decolonialidade”, a cargo da colombiana Andrea Neira. Este encontro virtual, que se realizará na próxima quinta-feira, 30 de maio, às 12h (horário de Brasília e Buenos Aires), será transmitido ao vivo no canal do IberCultura Viva no YouTube.
Doutoranda em antropologia na Universidad del Cauca, mestre em Estudos Feministas e de Gênero e assistente social, Andrea Neira foi professora em várias universidades públicas e privadas na Colômbia e coordenadora do Grupo de Trabalho de CLACSO “Epistemologías decoloniales, territorios y cultura”. Atualmente, é pesquisadora do Grupo Interdisciplinario de Estudios de Género (GIEG), da Universidad Nacional de Colombia, onde também é professora convidada para o Mestrado de Estudos Feministas e de Gênero. Faz parte do Coletivo de trabalho “Masculinidades na América Latina. Fricções, fugas e fissuras”.
Seus temas de pesquisa, atravessados especialmente pelos feminismos negros e pós-coloniais, son: Masculinidades, militarização, conflito armado e processos de reincorporação; Economias alternativas e feministas; Subjetividades juvenis, hip hop e paz; Pós-desenvolvimento e alternativas al desenvolvimento. Em 2019, ela recebeu o Prêmio Jorge Bernal para a Investigação Social.
.
Encontros anteriores
As aulas transmitidas pelo YouTube foram uma novidade da edição 2021 do Curso Internacional de Pós-Graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária. A primeira palestra, realizada em 27 de maio de 2021, foi “Cultura: espécies culturais digitais e territoriais“, do professor Omar Rincón (Colômbia). A segunda foi “Gestão cultural dissidente, decolonial, comunitária e feminista“, dada pela guatemalteca Lucía Ixchíu. A argentina Laura Taube ministrou a terceira e última aula aberta do ano de 2021, “Desenvolvimento de públicos para o setor cultural”.
Em 2022 foram realizadas duas aulas abertas: “Cultura e Decolonialidade”, com Andrea Neira, e “Como construir tramas poéticas com territórios”, com Paula Mascias. Em 2022, Andrea Neira retornou à sexta turma do curso com Cultura e Decolonialidade, e agora está de volta para mais uma aula. A próxima aula aberta de 2024 será a de Ana Clara Higuera, prevista para 15 de agosto, com o tema “Desenho de política pública cultural/ comunitária”.
Esses encontros virtuais (pelo Zoom) contam com a participação das alunos e alunos matriculados no curso (que podem tirar dúvidas durante a videoconferência) e estão disponíveis no canal do IberCultura Viva no YouTube para quem quiser assistir depois.
.
Quando:
Quinta-feira, 30 de maio
9:00 (CRI-MEX-SLV), 10:00 (COL-ECU-PER), 11:00 (CHL-DOM-PRY), 12:00 (ARG-BRA-URY), 17:00 ( ESP)
Onde assistir: https://www.youtube.com/@IberCulturaViva/streams