Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

11

nov
2022

Em Notícias

Crianças pintam mural em forma de “floresta humana” em um centro cultural de Marcos Juárez

Em 11, nov 2022 | Em Notícias |

Em Marcos Juárez (Córdoba, Argentina), meninos e meninas que participam da Oficina de Arte Experimental do Programa Cultura Comunitária realizaram um mural coletivo no novo Espaço Cultural e Esportivo, que funciona na Avenida Quintana com a Calle Brasil.

Nesta “floresta humana do sul”, os elementos que aparecem são os da vida cotidiana que as crianças queriam ver representados na parede, como o sol, a lua, um pássaro, uma bola.

Jorgelina Astrada, designer gráfica, conta que a partir das ideias das crianças elaborou um esboço para que elas pintassem e se expressassem através das cores. Para além da pintura, elas começaram a escrever os seus nomes, a encher as paredes de mãos coloridas, o que deu origem a um segundo mural, que seria a continuação daquele. 

Meninas mais velhas do bairro, que não frequentam a oficina, vieram e começaram a pintar também. A frase “Viva sua vida”, que está lá, surgiu deles. É daí que vem o conceito deste trabalho coletivo: “Viva sua vida… como se fosse uma floresta que espelha as estrelas”. Segundo a professora, essa frase que aparece no mural faz referência a que vivamos em harmonia, “respeitando a alteridade, quaisquer que sejam as características do outro”.

Terminado este mural, os meninos e meninas continuaram pintando as paredes internas do centro cultural, representando o que lhes ocorria, procurando respeitar o trabalho do outro, com cada um pintando o que bem queria, com formas que surgiam  de seu mundo interior. 

“De alguma maneira isso ajuda a desenvolver e potencializar sua capacidade expressiva através da brincadeira e da liberdade”, afirma Jorgelina. Para ela, além de explorar e desenvolver essas capacidades, este espaço é uma forma de conscientizar as crianças sobre o mundo que as cerca.

.

O programa

A Municípalidade de Marcos Juárez é um dos membros da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Nesta cidade de 30.000 habitantes, localizada no leste da província de Córdoba, foi criado em 2014 o programa municipal de Cultura Comunitária. Atualmente, o programa conta com mais de 100 oficinas (artísticas, esportivas, educativas, de ofícios), oferecidas gratuitamente em 21 pontos da cidade, beneficiando aproximadamente 4.000 pessoas.