Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

06

mar
2021

Em Notícias

Construção de indicadores foi o tema da quinta sessão de planejamento do PET 2021-2023

Em 06, mar 2021 | Em Notícias |

No dia 5 de março, a comissão especial de trabalho que prepara o Plano Estratégico Trienal (PET 2021-2023) do programa IberCultura Viva se encontrou por videoconferência para discutir a construção de indicadores do novo PET. Esta foi a quinta sessão de planejamento realizada este ano e contou com a presença de 14 pessoas, entre representantes de governos integrantes do programa (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru), da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) e da Unidade Técnica. 

Ao longo de duas horas, as pessoas que integram a comissão trabalharam na matriz do PET, discutindo a possibilidade de considerar como indicadores a construção de marcos jurídicos para as políticas culturais de base comunitária, a existência de mecanismos de apoio às organizações culturais comunitárias (OCC), a implementação de esquemas de governança cultural, a participação da comunidade nas políticas culturais, a aplicação de protocolos, a quantidade de ações desenvolvidas na Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, entre outros exemplos mencionados.

“O indicador ilumina as coisas que contamos e os resultados de que falamos quando falamos de fortalecimento de uma política cultural. O indicador é o que vai determinar qual é o nosso alcance, até onde vamos poder chegar, e vai definir que estamos dizendo com o resultado que estamos mencionando”, explicou Adriana Osset, que trabalha na Direção de Planejamento, Seguimento e Avaliação da SEGIB e tem orientado o processo de planejamento do programa. Sara Díez Ortiz de Uriarte, assessora do Espaço Cultural Ibero-americano, também tem acompanhado algumas reuniões da comissão.

Além das duas representantes da SEGIB, participaram desta sessão Esther Hernández, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México e presidenta do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva; Valeria López López, diretora de Promoção, Formação e Desenvolvimento da Direção Geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México; Diego Benhabib, coordenador de Pontos de Cultura do Ministério de Cultura da Argentina; Iskra Gargurevich, coordenadora de Pontos de Cultura do Ministério de Cultura do Peru; Eduardo Reyes Paniagua, gestor de Fomento Cultural do MInistério de Cultura e Juventude de Costa Rica; Marianela Riquelme, profissional do programa Red Cultura do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile; e Camilo Tovar, assessor de Assuntos Internacionais e Cooperação do Ministério de Cultura da Colômbia. Pela Unidade Técnica do programa, Emiliano Fuentes Firmani, secretário técnico, e Rosario Lucesole, consultora de projetos.