Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

04

fev
2021

Em Notícias

Comissão especial de trabalho retoma as discussões sobre o Plano Estratégico Trienal

Em 04, fev 2021 | Em Notícias |

A comissão especial de trabalho que preparará, junto com a Unidade Técnica, o Plano Estratégico Trienal (PET 2021-2023) e o Plano Operativo Anual (POA 2021) do programa IberCultura Viva retomará suas atividades nesta sexta-feira 5 de fevereiro, com uma reunião virtual que dará início à segunda etapa do planejamento. Outros cinco encontros estão programados para realizar-se às sextas-feiras, por videoconferência, até 12 de março.

Esta comissão foi formada em outubro de 2020 com representantes dos Ministérios de Cultura de Chile, Colômbia, Costa Rica e Peru (os três primeiros integram o Comitê Executivo do programa), da presidência do Conselho Intergovernamental (México) e da vice-presidência (Argentina), além da Unidade Técnica. 

Entre novembro e dezembro, o grupo se reuniu cinco vezes e elaborou um primeiro esboço em que se incluem as dimensões de objetivos, resultados e linhas de ação do PET 2021-2023. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB) por meio da colaboração de Adriana Osset, da área de planejamento, e de Sara Díez Ortiz de Uriarte, assessora do Espaço Cultural Ibero-americano. 

Na primeira etapa do planejamento, a comissão analisou o desempenho do PET 2018-2020 e os insumos aportados pela Unidade Técnica. Entre estes insumos estão as memórias e aportes do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, especialmente aqueles que surgiram das jornadas do Grupo de Trabalho (GT) de Participação Social e Cooperação Cultural. 

Para a segunda etapa está prevista a construção dos indicadores correspondentes a cada dimensão, e as atividades que darão vida ao planejamento em nível tático, junto com os recursos para que estas sejam executadas. As sessões preveem a presença de integrantes do GT de Participação Social, do Grupo de Trabalho de Governos Locais e da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. 

Durante todo o processo as e os REPPIs (representantes dos países ante o programa) poderão sugerir indicadores e atividades para serem incluídas. Todos os aportes e produtos das sessões serão processados pela Unidade Técnica para serem enviados ao Conselho Intergovernamental (CI) para sua revisão. A ideia é que esta comissão possa apresentar sua proposta final para o PET 2021-2023 e o POA 2021 na reunião do CI que está prevista para o dia 26 de março.

Leia também:

Comissão especial de trabalho começa a preparação do Plano Estratégico Trienal 2021-2023

Na última reunião do ano, Conselho Intergovernamental começa a discutir o PET 2021-2023