19 agosto 2025

A Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária, realizado pela FLACSO Argentina em articulação com o Programa IberCultura Viva, consolidou-se como um espaço de formação e intercâmbio único na Ibero-América. Desde 2018 já concedeu mais de 800 bolsas e, em sua convocatória de 2025, alcançou um recorde histórico: 1.029 candidaturas, superando amplamente as 625 inscrições do ano anterior.

Com um currículo que abrange processos culturais contemporâneos e ferramentas de gestão, planejamento e avaliação de políticas públicas voltadas para territórios e comunidades, a proposta combina reflexão acadêmica e saberes territoriais. “Muitas vezes, quem atua nos territórios sente falta desse espaço de reflexão, e o curso proporciona esse momento essencial”, destaca Franco Rizzi, um dos coordenadores.

Nesse contexto, no próximo 21 de agosto, às 12h (Buenos Aires), acontece a terceira aula aberta do curso, com a professora convidada Fabiola Leiva Cañete. A palestra “Enfoque biocultural: comunidades e territórios no centro das políticas culturais sustentáveis” propõe um percurso por essa perspectiva estratégica para repensar as políticas culturais de base comunitária, situando as comunidades e seus territórios como protagonistas do desenho e da gestão.

A partir de experiências concretas na América Latina, serão abordados caminhos para mostrar como a diversidade biocultural, os saberes locais e a afetividade territorial podem fortalecer políticas mais sustentáveis, inclusivas e conectadas à vida cotidiana. Também serão apresentadas chaves para articular cultura, ambiente e direitos culturais em um horizonte de cuidado, coabitação e transformação social.

Sobre a professora convidada: