Editais
Se estendem por uma semana as inscrições para o edital IberEntrelaçando Experiências
Em 02, set 2024 | Em Editais, IberEntrelaçando Experiências, Intercâmbios, Notícias |
(Foto: CulturAula)
.
Foi ampliado até o dia 10 de setembro o prazo de inscrição para a convocatória IberEntrelaçando Experiências. Esta chamada, lançada no dia 13 de agosto, coloca em circulação as propostas de formação que se encontram disponíveis no Banco de Saberes Culturais e Comunitários IberCultura Viva. São 53 propostas de oficinas/capacitações, provenientes de 12 países, que podem ser realizadas em outros territórios com o apoio do programa.
Neste edital, podem se candidatar como comunidades anfitriãs as organizações culturais comunitárias, povos originários e comunidades afrodescendentes dos países membros de IberCultura Viva, assim como os 37 municípios, províncias e estados que integram a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais.
O primeiro passo é escolher uma das propostas de formação que aparecem listadas no Banco de Saberes e entrar em contato com as pessoas facilitadoras do projeto em questão, para ver se elas têm interesse em realizar o intercâmbio em sua comunidade. Uma vez que se aceitam as condições do intercâmbio, a organização anfitriã se registra para receber a proposta em seu território, apresentando uma carta de aceitação da organização que propõe a capacitação.
Este edital funciona desta maneira: se a proposta de intercâmbio for selecionada, o programa IberCultura Viva paga as passagens aéreas e os seguros de viagem das pessoas facilitadoras. A organização que se candidata como anfitriã se compromete a dar hospedagem e alimentação para as pessoas facilitadoras da oficina (uma ou duas). A organização anfitriã também se encarrega de providenciar os traslados no território e os materiais necessários para a realização do projeto (as necessidades técnicas e espaciais das propostas estão descritas no Banco de Saberes).
Para alguns países há alguns requisitos especiais: no caso do Brasil, tem que ser um Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura (MinC). No caso do Chile, é necessário que a organização anfitriã seja um Punto de Cultura Comunitaria validado pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio.
As organizações que postulam pelo México deverão ter certificado de inscrição em TELAR (Registro Nacional de Espacios, Prácticas y Agentes Culturales), e as do Equador, inscrição no RUAC (Registro Único de Artistas y Gestores Culturales).
.
Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/292/
Consultas: programa@iberculturaviva.org
.
Leia também:
IberCultura Viva abre a convocatória IberEntrelaçando Experiências, para o intercâmbio de saberes