Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Cultura Viva

Começa a 20ª edição do Enecult, que destaca os 20 anos de Cultura Viva no Brasil

Em 19, ago 2024 | Em Cultura Viva, GT de Sistematização, Notícias |

De hoje a sábado, 24 de agosto, se realiza em Salvador (Bahia, Brasil) o 20º Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult). O evento, criado como um espaço de discussão sobre temas relacionados à cultura, numa perspectiva transversal e multidisciplinar, este ano conta com uma programação especial, com apresentação de artigos e mesas coordenadas de 23 Grupos de Trabalho (GTs), além de encontro de redes, exposição e lançamento de 15 livros. Os 20 anos de Cultura Viva no Brasil são um dos destaques desta edição.

A programação tem formato híbrido, com atividades online nos dois primeiros dias e um conjunto de atividades presenciais entre os dias 20 a 24, em diferentes espaços da Universidade Federal da Bahia, e uma confraternização na Casa Rosa. A primeira mesa, organizada pelo GT Políticas Culturais, foi “Políticas Públicas de Cultura e Geração de Conhecimento”, transmitida ao vivo na tarde desta segunda-feira (19/08).

.

O Encontro Internacional de Pesquisa sobre a Cultura Viva, que começa nesta terça-feira (20/08), é uma iniciativa do GT Cultura Viva, coordenado por Deborah Rebello Lima (Universidade Federal do Paraná – UFPR), Luana Vilutis (Universidade Federal da Bahia – UFBA) e Luiz Augusto Fernandes Rodrigues (Universidade Federal Fluminense – UFF). Além de contemplar propostas que discutem a Política Nacional de Cultura Viva, criada como um programa do Ministério da Cultura em 2004, o GT visa debater as interações e contribuições entre esta política brasileira e políticas de cultura viva comunitária na América Latina.

Pesquisadoras e pesquisadores de várias partes do Brasil e da América Latina foram convidados para este encontro internacional que se realiza em programação conjunta com o Enecult. A mesa da tarde desta terça-feira será “Cultura Viva en América Latina. Cultura viva comunitaria”, mediada por Luana Vilutis e coordenada pelo argentino Emiliano Fuentes Firmani (Universidad Nacional Tres de Febrero), que apresentará o artigo “Cultura Viva en la cooperación: Ibercultura Viva y Comunitaria”. Também participarão desta mesa Paola de la Vega (Pontificia Universidad Católica del Ecuador – PUCE) e Guillermo Valdizán Guerrero (Movimiento Latinoamericano de CVC – Peru)

No dia 22, quinta-feira, quatro integrantes do GT de Sistematização de Políticas Culturais de Base Comunitária participarão de uma mesa do evento com o apoio do programa IberCultura Viva: as mexicanas Elena Román (Universidad Autónoma de la Ciudad de México – UACM) e Rocio Orozco (Universidad de Guadalajara – UDG) e os argentinos Marcelo Vitarelli (Universidad Nacional de San Luis – UNSL) e Daniel Zas (Escuela Popular de Música).  

Essas mesas do Encontro Internacional de Pesquisa sobre a Cultura Viva terão início às 16h30 (hora de Brasília) e transmissão pelo canal de YouTube do Enecult.

.

No dia 21, às 16h, Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e presidenta do IberCultura Viva, falará sobre “A importância da pesquisa para a Política Nacional Cultura Viva”. Às 16h30, será a vez da mesa “Cultura Viva – Programa, Política e Poesia”, que reunirá parte da equipe da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC), com mediação de Deborah Rebello Lima (UFPR). Serão apresentados os trabalhos “Cultura Viva: rede de poema e poema em rede”, por Leandro Anton; “A dimensão econômica solidária na Cultura Viva”, a cargo de Juliana Caetano e Carolina Freitas; “Cultura Viva e Pontos de Cultura celebram 20 anos com o maior investimento da história”, por João Pontes, diretor da Política Nacional Cultura Viva e representante do Brasil no IberCultura Viva.

Além da programação do Encontro Internacional de Pesquisas sobre a Cultura Viva, o Enecult contará com pesquisadores latino-americanos em outros painéis, como a mesa online “Mondiacult y después: el futuro de las políticas culturales en América Latina”, do GT Políticas Culturais, que se realizará nesta terça-feira, às 16h.  Estarão presentes Alexandre Barbalho (Universidade Estadual do Ceará), María Adelaida González (Universidad de Antioquia, Colômbia), María Elena Figueroa Díaz (Universidad Nacional Autónoma de México) y Tomás Peters (Universidad de Chile). A mesa será coordenada por Nicolás Sticotti (Universidad Nacional de Avellaneda, Argentina) e transmitida pelo YouTube do Enecult.

Já a mesa “Cultura e políticas culturais na América Latina”, que faz parte do GT Culturas e América Latina, tem como objetivo apresentar e discutir o progresso de pesquisas recentes sobre cultura e políticas culturais no Brasil, na Argentina e no Uruguai no século XXI. A pesquisa faz parte do programa 2023-2025 dos Grupos de Trabalho do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso). Esta mesa, que tem a coordenação de Rubens Bayardo (UNSAM, Argentina), será apresentada no dia 21 de agosto, às 14h (também com transmissão online). Participarão deste encontro Antônio Albino Canelas Rubim (UFBA), Jacqueline Gama (UFBA) e Alexandre Santini (Fundação Casa de Rui Barbosa – FCRB).

No sábado, dia 24 de agosto, às 9h, o GT Cultura e Políticas Culturais de Clacso promoverá a mesa “Democracias e culturas na América Latina”, que também terá transmissão online. A mesa será mediada pela professora e pesquisadora Lia Calabre (Universidade Federal Fluminense/ Fundação Casa de Rui Barbosa) e contará com a exposição de Albino Rubim (UFBA, Brasil), Carlos Yanez (Universidad Nacional de Colombia), Eduardo Nivón (Universidad Nacional Autónoma de México), Rubens Bayardo (Universidad de Buenos Aires) y Guillermo Valdizán (TECUS, Peru).

.

O 20º Enecult é realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), por meio do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), em parceria com o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) e Faculdade de Comunicação (Facom), e pelo Ministério da Cultura. Este ano, conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

.

Confira aqui a programação das sessões e mesas coordenadas.

.

Tags | ,