Notícias
GT de Sistematização realiza seminário sobre políticas culturais de base comunitária
Em 21, jun 2022 | Em Notícias |
No dia 18 de junho, foi realizado o segundo seminário virtual do Grupo de Trabalho de Sistematização do IberCultura Viva, com o tema “Políticas públicas de base comunitária”. Clarisa Fernández (Argentina), Ricardo Klein (Espanha), Francisca Jara (Chile) e Alberto Cavassa (Peru) foram os palestrantes. A moderação ficou a cargo de Inés Lasida (Uruguai).
Clarisa Fernández, a primeira palestrante, recuperou algumas das contribuições do primeiro seminário do ciclo, realizado no dia 14 de maio, e fez uma introdução ao tema das políticas públicas de base comunitária, com historicização e desenvolvimento conceitual a partir dos autores principais que trabalharam o assunto.
A apresentação de Ricardo Klein girou em torno da política cultural comunitária, ausências e presenças na esfera ibero-americana, com um panorama da gestão estatal. Na sequência, Francisca Jara falou sobre as políticas culturais comunitárias no Chile e a incidência das organizações culturais comunitárias no processo atual, entendendo que desde 2019 o país vive uma série de mudanças sociais e culturais. O caso abordado foi o da Trinchera Celeste de Rancagua.
A exposição de Alberto Cavassa, por sua vez, buscou uma aproximação ao estudo das organizações comunitárias a partir da construção social da economia solidária, com o estudo de caso da Rede de Microcines Cusco.
Assista ao vídeo do seminário 2: