Notícias
Pontos de Cultura se articulam no Pará: conheça o projeto brasileiro selecionado no Edital de Apoio a Redes 2019
Em 29, ago 2019 | Em Notícias |
Nome da rede: Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura
Nome do evento: I Encontro da Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura
Organização responsável: Ponto de Cultura Ninho do Colibri
Data prevista: de 17 a 19 de outubro de 2019
Rodas de debates, fórum, grupos de trabalho e vivências estéticas são as atividades previstas para o I Encontro da Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura, que será realizado em Belém de 17 a 19 de outubro de 2019. O evento foi a proposta do Brasil selecionada no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2019.
O encontro tem como objetivo manter articulada a Rede de Pontos de Cultura do Pará, que se formou há 10 anos e hoje congrega também outros produtores e fazedores de cultura popular e comunitária da região amazônica. Está dirigido a representantes de Pontos de Cultura do Pará, produtores culturais, artistas, criadores e criadoras da cultura popular e comunitária, mestres e mestras de cultura; professores, pesquisadores e estudantes; militantes do movimento cultural do estado; gestores públicos, e parlamentares.
Com esta iniciativa, a rede pretende articular a aprovação do Projeto de lei Cultura Viva Pará na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa); discutir a implantação do Sistema Estadual de Cultura (CPF da Cultura); debater mecanismos de financiamento da cultura; contribuir para a popularização da Política Nacional de Cultura Viva, sobretudo o Cadastro Nacional de Pontos de Cultura (Plataforma Rede Cultura Viva), além de promover vivências e interações culturais que permitam imersões no ambiente e no imaginário poético amazônico.
Ao longo dos três dias do encontro, os participantes estarão reunidos em três locais: no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA) e nos Pontos de Cultura Ninho do Colibri e Casa Preta, situados na ilha de Caratateua.
A proposta do I Encontro da Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura foi apresentada por 10 organizações/coletivos: Rede Ajuricaba, Ponto de Cultura Ninho do Colibri (Belém), Ponto de Cultura Conquistar (Abaetetuba), Ponto de Cultura ComVida (Rondon do Pará), Ponto de Cultura Ribeirinha de Santarém (Santarém), Ponto de Cultura Marujada de Bragança (Bragança), Ponto de Cultura Cruzeirinho (Soure, Ilha de Marajó), Ponto de Cultura Fábrica de Sonhos (Abaetetuba), Ponto de Cultura Casa Preta (Belém) e Ponto de Cultura Associação Musical da Amazônia (Belém).
(Foto: Ryssa Izabelle/Coletivo Casa Preta)
Saiba mais sobre a rede:
https://www.facebook.com/Rede-Ajuricaba-Rede-Paraense-de-Pontos-de-Cultura-503407866484970/
Leia também:
Zehma e a Rede Ajuricaba, a rede de resistência dos Pontos de Cultura do Pará
(Video-doc “Vozes Jovens da Amazônia”, 2009)