sliders site (12)

O IberCultura Viva completou uma década em 2024! Mais do que celebrar o êxito deste programa de cooperação entre países, os 10 anos do IberCultura Viva são um convite para que cada nação integrante puxe o fio e teça a memória de suas experiências com a Cultura Viva, refletindo sobre esse movimento de entrelaçamento das políticas culturais de base comunitária na Ibero-América.

No entanto, o fio dessa história é ancestral; começa nos modos de vida, nas tradições, nos saberes e nas práticas dos povos originários e de matriz africana.

Como o próprio nome dessa política sugere, a cultura é viva, vibrante e está em constante transformação nas comunidades — seja nos centros urbanos, nas áreas rurais, em todos os biomas ou nas periferias.

Por isso, celebrá-la é também um exercício de reflexão dos países sobre suas identidades e sua diversidade cultural.

O IberCultura Viva são as pessoas, as culturas e as conexões.

Após 10 anos de trajetória, temos muitos motivos para celebrar
e alguns dados que ajudam a dimensionar esse caminho! Confira:

Seminário Comemorativo

O IberCultura Viva celebrou seus 10 anos com um seminário realizado de 27 a 29 de novembro de 2024, em Brasília, reunindo gestores culturais, representantes da sociedade civil, artistas e pensadores. O evento marcou uma década de fortalecimento das políticas culturais de base comunitária, promovendo a integração regional e a valorização das expressões locais. Durante três dias, os participantes refletiram sobre conquistas, desafios e caminhos para o futuro. Confira as fotos da abertura do evento!

Abertura do Seminario 10 Anos de Cultura Viva no espaço IberoAmericano