Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

06

dez
2022

Em EDITAIS
Notícias

41 inscrições foram habilitadas no concurso Sabores Migrantes Comunitários 2022

Em 06, dez 2022 | Em EDITAIS, Notícias |

.

Receitas e práticas culinárias narradas por pessoas de 13 países ibero-americanos concorrem aos 13 prêmios da edição 2022 do concurso Sabores Migrantes Comunitários. As inscrições estiveram abertas na plataforma Mapa IberCultura Viva entre 26 de setembro e 11 de novembro, período em que foram enviadas 44 candidaturas. Desse total, 41 foram consideradas habilitadas e irão para a segunda etapa do processo de avaliação. 

Uma primeira lista de candidaturas habilitadas, com 36 nomes, foi publicada no dia 5 de dezembro. Foi aberto um prazo de três dias para apresentação de recursos e complementação de informação ou documentação por correio eletrônico. O prazo terminou no dia 8 de dezembro. Cinco recursos foram aceitos. 

.

O concurso

Sabores Migrantes Comunitários é uma iniciativa conjunta dos programas IberCultura Viva, Iber-Rutas e Ibercocinas que premia histórias de receitas e práticas culinárias de comunidades migrantes na América Latina. As 13 iniciativas selecionadas receberão o reconhecimento como ‘Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana’ e um prêmio de US$ 600.

Para participar desta chamada, era necessário ser maior de 18 anos, ter origem ibero-americana e residir em país diferente do país de origem, ou ser descendente de migrantes até o segundo grau de parentesco (pai/ mãe, avô/avó). As pessoas interessadas ​​tinham que enviar uma receita de sua comunidade de origem, a história por trás dela e a forma como essa prática culinária está inserida na comunidade de acolhimento.

As 44 pessoas inscritas nesta edição do concurso nasceram nos seguintes países: Argentina (3), Bolívia (2), Brasil (1), Colômbia (12), Cuba (1), Equador (2), El Salvador (2), Espanha (3), Guatemala (2), México (2), Paraguai (2), Peru (5) e Venezuela (7). Os países de residência que aparecem na lista de candidaturas também são 13: Argentina (12), Brasil (2), Chile (5), Colômbia (2), Costa Rica (1), Equador (2), El Salvador (1) , Espanha (6), Estados Unidos (2), México (3), Peru (3), Portugal (1) e Uruguai (5).

.

Fase de avaliação

A lista definitiva das candidaturas elegíveis deve ser divulgada na próxima sexta-feira, 9 de dezembro, após o término do prazo e análise da documentação. A segunda etapa do edital começará em seguida, quando serão avaliadas as receitas e histórias enviadas.

A seleção seguirá os critérios estabelecidos no regulamento, como a representatividade do preparo para a comunidade de origem; a experiência de inserção na comunidade de acolhimento; a geração de saberes e práticas tradicionais e criativas conduzidas por cozinheiros migrantes; o impacto direto na segurança alimentar e as estratégias de disseminação do conhecimento culinário e/ou a construção de um legado culinário para as novas gerações conscientes de sua diversidade cultural. 

Além disso, será privilegiada a diversidade cultural das propostas, através da seleção de projetos de diferentes países. Apresentações feitas por mulheres, jovens entre 18 e 29 anos, bem como indígenas ou afrodescendentes, receberão um ponto extra na avaliação. Se o solicitante pertencer a uma comunidade em trânsito, ou que esteja em processo migratório em um abrigo, receberá dois pontos extras.

Nesta edição, todos que tiverem suas práticas culinárias selecionadas terão que compartilhá-las em uma atividade com a comunidade atual. Esta experiência pode ser em ambiente familiar/bairro e/ou numa organização cultural comunitária, numa instituição de ensino, numa associação civil ou similar. O testemunho desta atividade deve ser enviado aos programas organizadores.  

.

(*) Texto atualizado em 12 de dezembro de 2022, após a revisão dos recursos enviados

.

Confira a lista de candidaturas habilitadas e não habilitadas

Informação às Pessoas Interessadas II – Etapa de habilitação –  Sabores Migrantes Comunitários 2022