Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

25

abr
2022

Em Notícias

Rede Latinoamericana de Cultura Rural abre inscrições para seminário e convocatória para entrega de textos

Em 25, abr 2022 | Em Notícias |

O que é ser camponês hoje? O que é soberania alimentar e cultural? É possível um diálogo intercultural com a desigualdade? Que aspectos da cultura rural compartilhados por povos indígenas, comunidades afrodescendentes e quilombolas e camponeses migrantes podem ser uma plataforma para o desenvolvimento cultural e social que sonhamos em nossas comunidades, sem discriminação ou exclusão?

Esses são alguns dos temas que serão abordados no Seminário Virtual Latino-americano de Cultura Rural, que se realizará em 18 de junho dentro do projeto da Rede Latino-americana de Cultura Rural, um dos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021. As inscrições para participar do seminário estão abertas no site da rede.

Apresentado a IberCultura Viva pela Cooperativa La Comunitaria (Argentina), o projeto da Articulação Latino-americana de Organizações Culturais Rurais reúne associações de Argentina, Brasil e Chile e inclui a publicação de um livro em pdf sobre “Cultura e ruralidade na América Latina”, redigido de forma coletiva. Para isso, a rede abriu uma convocatória para que organizações e gestores culturais que trabalham em comunidades rurais da América Latina apresentem artigos e relatos de suas experiências. 

Este livro coletivo, que deverá ter 120 páginas, tem como objetivo dar visibilidade  às políticas culturais em territórios rurais e a produção de conteúdos vinculados a esses processos de intercâmbio. A ideia é reunir artigos e informes de experiências que permitam aprofundar temas como  identidade cultural, movimentos sociais do campo, soberania alimentar, gestão de equipamentos culturais, educação do campo, cultura popular, memória e tradição oral, mulheres no campo, linguagens rurais, artes, turismo rural, agroecologia, mobilidade, economia solidária e sustentabilidade.

Os textos devem ser enviados ao e-mail culturarural.latinoamericana@gmail.com até o dia 15 de maio. Os artigos e relatos de experiências devem ter no máximo 4 páginas, (fonte Arial, tamanho 12), e estar acompanhados de 5 fotos e nomes dos autores/organizações.

Participantes da Teia Latino-americana de Pontos de Cultura e de Memória Rurais, realizada no Brasil em 2019

.

Articulação

A Articulação Latino-americana de Organizações Culturais Rurais nasceu em junho de 2019 no Brasil, durante a I Teia Latino-americana de Pontos de Cultura e de Memória Rurais. Neste evento, que foi um dos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2018, participaram representantes de organizações culturais de Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Além de promover a integração, este encontro teve como propósitos a elaboração de ações para fortalecer as organizações culturais rurais, a articulação de lutas em defesa da soberania alimentar e o planejamento de ações sobre processos sociais, econômicos e sustentáveis. 

Desde então foram se fortalecendo os vínculos entre organizações culturais comunitárias rurais e instalando no Movimento Latino-americano de Culturas Comunitárias a necessidade de abordar o tema da cultura e da ruralidade, assim como o lugar dos migrantes, afrodescendentes e camponeses neste processo, para o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que se realizará no Peru em outubro de 2022. Além de impulsionar o círculo da palavra “Cultura e Ruralidade”, a rede pretende fazer no congresso a apresentação formal da publicação em PDF.

.​​

Saiba mais: https://culturarurallatino.wixsite.com/redculturarural/pt

Consultas: culturarural.latinoamericana@gmail.com

Más información: culturarurallatino.wixsite.com/redculturarural

Consultas: culturarural.latinoamericana@gmail.com.