Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

dez
2022

Em Notícias

226 projetos foram selecionados na segunda chamada da 8ª Convocatória de Pontos de Cultura na Argentina

Em 07, dez 2022 | Em Notícias |

O Ministério de Cultura da Argentina anunciou esta semana os 226 projetos selecionados na segunda chamada da 8ª Convocatória Nacional de Pontos de Cultura. Desse total, 37 correspondem a entidades que já integram a Rede Nacional de Pontos de Cultura (duas delas foram elaboradas de forma colaborativa entre dois ou mais Pontos de Cultura) e 190 são novos pontos, entre os quais, 73 organizações com personalidade jurídica, 114 sem personalidade jurídica e três de comunidades indígenas.

Participaram desta chamada organizações de base territorial com ou sem personalidade jurídica e comunidades indígenas de todo o país que atuam na promoção da solidariedade, inclusão social, identidades locais, participação popular e desenvolvimento regional. Associações civis, cooperativas, fundações, centros comunitários e culturais, bibliotecas populares, mídia comunitária, clubes de bairro, grupos de teatro comunitário e artistas, organizações de expressão da diversidade, murgas e comparsas também se inscreveram.

Os projetos apresentados respondem a 12 linhas de trabalho: Comunicação comunitária; Economia social e cooperativas; diversidade sexual e de gênero; Igualdade de gênero; Crianças e adolescentes; Jovens; Projetos educativos, desportivos e de promoção da leitura; Coletivos artísticos comunitários; projetos artísticos; Direitos Culturais, identidade e memória; Soberania alimentar e ambiental; Cultura de atenção e promoção da saúde.

A avaliação foi realizada por um júri especializado formado por integrantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura, do Conselho Federal de Cultura e do Ministério da Cultura da Nação. A avaliação levou em consideração o trabalho territorial e comunitário das organizações, a distribuição federal de recursos e a qualidade e área de desenvolvimento das propostas.

.

Duas etapas

A Convocatória Nacional de Pontos de Cultura de 2022 foi dividida em duas instâncias. Na primeira chamada, 725 projetos foram inscritos e 210 selecionados. Na segunda, 804 organizações apresentaram projetos e 226 foram selecionadas. As organizações comunitárias da 8ª Convocatória receberão um total de 150 milhões de pesos argentinos para realizar suas iniciativas e, assim, dar visibilidade e promover a cultura comunitária em seus territórios.

..

Confira a lista de projetos selecionados na segunda chamada do edital

Saiba mais sobre o Programa Pontos de Cultura