Notícias
226 projetos foram selecionados na segunda chamada da 8ª Convocatória de Pontos de Cultura na Argentina
Em 07, dez 2022 | Em Notícias |
O Ministério de Cultura da Argentina anunciou esta semana os 226 projetos selecionados na segunda chamada da 8ª Convocatória Nacional de Pontos de Cultura. Desse total, 37 correspondem a entidades que já integram a Rede Nacional de Pontos de Cultura (duas delas foram elaboradas de forma colaborativa entre dois ou mais Pontos de Cultura) e 190 são novos pontos, entre os quais, 73 organizações com personalidade jurídica, 114 sem personalidade jurídica e três de comunidades indígenas.
Participaram desta chamada organizações de base territorial com ou sem personalidade jurídica e comunidades indígenas de todo o país que atuam na promoção da solidariedade, inclusão social, identidades locais, participação popular e desenvolvimento regional. Associações civis, cooperativas, fundações, centros comunitários e culturais, bibliotecas populares, mídia comunitária, clubes de bairro, grupos de teatro comunitário e artistas, organizações de expressão da diversidade, murgas e comparsas também se inscreveram.
Os projetos apresentados respondem a 12 linhas de trabalho: Comunicação comunitária; Economia social e cooperativas; diversidade sexual e de gênero; Igualdade de gênero; Crianças e adolescentes; Jovens; Projetos educativos, desportivos e de promoção da leitura; Coletivos artísticos comunitários; projetos artísticos; Direitos Culturais, identidade e memória; Soberania alimentar e ambiental; Cultura de atenção e promoção da saúde.
A avaliação foi realizada por um júri especializado formado por integrantes da Rede Nacional de Pontos de Cultura, do Conselho Federal de Cultura e do Ministério da Cultura da Nação. A avaliação levou em consideração o trabalho territorial e comunitário das organizações, a distribuição federal de recursos e a qualidade e área de desenvolvimento das propostas.
.
Duas etapas
A Convocatória Nacional de Pontos de Cultura de 2022 foi dividida em duas instâncias. Na primeira chamada, 725 projetos foram inscritos e 210 selecionados. Na segunda, 804 organizações apresentaram projetos e 226 foram selecionadas. As organizações comunitárias da 8ª Convocatória receberão um total de 150 milhões de pesos argentinos para realizar suas iniciativas e, assim, dar visibilidade e promover a cultura comunitária em seus territórios.
..
Confira a lista de projetos selecionados na segunda chamada do edital