Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

03

out
2022

Em Notícias

1º Encontro de Mulheres Indígenas de Panchimalco: fortalecimento da identidade e organização comunitária

Em 03, out 2022 | Em Notícias |

No domingo 2 de outubro, em El Salvador, foi realizado o 1º Encontro de Mulheres Indígenas de Panchimalco, dentro do projeto “Tejemet Yultuk, estamos vivos”, um dos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2022.

Mais de 80 mulheres do centro de Panchimalco, El Divisadero, Las Crucitas, San Isidro, Los Pajales, Los Troncones e Azacualpa participaram da atividade. No final do dia, elas fundaram a Associação de Mulheres Indígenas de Panchimalco (ASMUIPAN) e elegeram sua primeira diretoria.

“Tejemet yultuk, estamos vivos” é uma iniciativa colaborativa das comunidades indígenas do município de Panchimalco que busca visibilizar o patrimônio cultural indígena de sua população e fortalecer sua identidade e organização comunitária. O projeto contempla duas atividades: a Festa das Tardes das Flores e o Encontro de Mulheres Indígenas de Panchimalco.

Esse encontro foi concebido como um espaço onde as mulheres indígenas da zona sul do município pudessem compartilhar suas experiências, seus problemas e construir coletivamente seu caminho para a transformação de suas condições de vida, além de fortalecer sua cultura e visão de mundo.

A proposta foi apresentada ao IberCultura Viva pelo Consejo Comunidades Originarias de Panchimalco (Cocopan), uma rede colaborativa das comunidades indígenas do município de Panchimalco, que foi fundada em março de 2021 e reúne cinco organizações nos cantões de San Isidro, Troncones, Azacualpa e Los Pajales.

Seu principal objetivo é fortalecer a identidade cultural dos povos indígenas do município de Panchimalco, por meio da preservação, promoção e divulgação das manifestações culturais de suas comunidades.

Tags | ,