Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

25

Oct
2019

EmNotícias

Semana da Cooperação Ibero-Americana: conheça os resultados da colaboração entre os 22 países da região

Em25, Oct 2019 | EmNotícias |

De 28 de outubro a 3 de novembro, a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) realiza a Semana da Cooperação Ibero-Americana, que tem como fim informar aos cidadãos sobre os resultados dos 27 programas de cooperação cultural, científica, educativa e social que beneficiam a região ibero-americana.

A agenda inclui ciclos de cinema ibero-americano, concertos de orquestras juvenis, reuniões de autoridades, feiras, conferências informativas e apresentações de relatórios no Chile, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai e Peru, entre outros países.

A cerimônia de abertura será em Madri, no Conversatório da SEGIB (Paseo de Recoletos, 8), nesta segunda-feira, às 19h, com a participação da secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan, e a diretora da  Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), Aina Calvo.

Durante a Semana, também será lançada a campanha de comunicação “Somos IberoAmérica. Somos Cooperação”, que busca visibilizar a cooperação ibero-americana, os resultados que gera para os cidadãos da região e a forte implicação dos países para fazê-la possível.

Com o tema “Conheça a cooperação ibero-americana que fazemos junt@s”, a campanha divulgará peças gráficas e vídeos informativos sobre o Programa Ibero-americano sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que promove a inclusão dos 90 milhões de pessoas com deficiência na região; o Programa Ibero-Americano de Segurança Rodoviária, que fomenta o deslocamento seguro dos cidadãos; o Programa Iberescena, que impulsiona as artes cênicas e a mobilidade de criadores, e a Rede de Arquivos Diplomáticos Ibero-Americanos, que apoia a preservação e a pesquisa arquivística para o desenvolvimento cultural, entre outros.

IberCultura Viva é um dos programas que surgiram como resultados das Cúpulas Ibero-Americanas de Chefes de Estado e de Governo. Também estão entre eles o Ibermedia, que impulsionou decisivamente a produção cinematográfica ibero-americana; o Iberorquestras Juvenis, que gera inclusão social de jovens através da música, e os bancos de leite humano, que contribuem para a sobrevivência de quase 2 milhões de recém-nascidos.

A cooperação ibero-americana é uma forte aposta na Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

(Fonte: SEGIB)

 

⇒ Confira a agenda de atividades

Tags | ,