Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

11

fev
2020

Em Notícias

Iberescena convoca artistas para participar de uma residência de criação no Peru

Em 11, fev 2020 | Em Notícias |

Está aberta até 29 de fevereiro a convocatória para participar do projeto de residência artística “Occlakusunshis / Nos abraçaremos”, que se realizará de 4 a 17 de maio de 2020 no povoado de Chocalla, no sul de Lima (Peru). Serão selecionados cinco participantes que falem idiomas originários e tenham diferentes habilidades e capacidades cênicas.

A convocatória de Iberescena/El Pez Iluminado é dirigida a artistas das comunidades e nações de línguas originárias, que tenham como lugar de residência um dos países membros do programa de cooperação para as artes cênicas ibero-americanas: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Panamá, Paraguai, México e Uruguai. 

Occlakusunshis” é a expressão do runasimi que significa “nos abraçaremos”. A expressão está ligada ao contexto histórico e cultural da região onde trabalhamos, e tem valor simbólico como mostra de afeto, de carinho, de tolerância, de respeito ao outro. Abraçar é um ato de entrega, de confiança. 

A iniciativa reunirá povos originários dos países membros de Iberescena, possuidores de uma cultura ancestral viva que mantém as raízes em seu território, sua língua originária, seus saberes, usos e costumes. Povos que refletem sua cosmogonia, sua visão da criação e do desenvolvimento do mundo, na prática dos rituais, cerimônias, cantos e danças.

A residência será realizada como uma experiência-laboratório durante duas semanas, com uma mostra final aberta ao público. Para participar é necessário ter entre 18 e 40 anos de idade; ter alguma língua originária dos países de Iberescena como língua materna; conhecer/praticar alguma dança, canção, expressão artística de sua cultura, e ter vontade de intercambiar este conhecimento com outras comunidades.

 

Saiba mais:  https://bit.ly/2UJPVeO