Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

04

Sep
2020

EmNotícias

Os conversatórios do 4º Encontro de Redes: um espaço para a construção participativa

Em04, Sep 2020 | EmNotícias |

Sete conversatórios estão programados para o 4º Encontro de Redes IberCultura Viva, que se realizará em formato virtual entre 8 de setembro e 15 de outubro. As 65 pessoas convidadas a participar estão relacionadas às temáticas propostas, sejam como especialistas ou como representantes de organizações culturais comunitárias ou de governos que articulam políticas culturais de base comunitária. São pessoas provenientes de 14 países(*), de perfis variados, que vão desde a parteira tradicional até o pesquisador acadêmico, desde a líder da paróquia rural até as autoridades de ministérios. 

As temáticas propostas para o 4º Encontro de Redes são: “Saúde e cultura comunitária”, “Cultura comunitária, gênero e diversidade”, “Educação popular, arte e transformação”, “Estudos sobre cultura comunitária”, “Cultura viva comunitária e políticas culturais”, e “Governos locais e cultura comunitária”. Os conversatórios contam com dois painéis por dia, às 14h e às 17h (horário de Brasília), cada um com a participação de quatro a seis pessoas convidadas. A moderação estará a cargo de pessoas integrantes dos governos dos países membros de IberCultura Viva ou da Unidade Técnica do programa. 

 

Participação social

Além das pessoas dedicadas à gestão cultural, a diversos ativismos, à educação popular,  aos estudos culturais, à medicina ou à atuação comunitária nas organizações culturais ou dos povos originários, entre outras que foram convidadas a participar dos seis conversatórios temáticos, se constituirá um grupo de trabalho especial para o conversatório “Participação social e cooperação cultural”, com três sessões programadas para os dias 25 de setembro, 2 e 9 de outubro. 

A intenção é que as pessoas participantes deste GT de Participação Social, que serão selecionadas por convocatória, possam reflexionar sobre o trabalho do programa IberCultura Viva, num processo colaborativo para a construção do Plano Estratégico Trienal (PET) 2021-2023. A convocatória para participar deste grupo estará aberta no Mapa IberCultura Viva de 4 a 14 de setembro. Podem ser selecionadas até 132 pessoas integrantes de organizações culturais comunitárias dos 11 países membros de IberCultura Viva. 

 

Mostra de cinema

Além desses sete conversatórios da programação geral do 4º Encontro de Redes, estão programados outros cinco dentro da Mostra de Cinema Comunitário Ibero-americano 2020. As temáticas propostas para os conversatórios da mostra são:  “Cinema e audiovisual comunitário, perspectiva de gênero”; “Comunicação comunitária”; “Formas de produção alternativas e sustentabilidade”; “Cinema comunitário, Cinema de crianças para crianças e adolescentes”. Também haverá um conversatório especial para a apresentação do concurso de vídeo 2020 “Práticas comunitárias: solidariedade e cuidado coletivo”, que contará com a participação de pessoas com vídeos selecionados nos concursos anteriores. Nos conversatórios da mostra de cinema, está confirmada a participação de 16 pessoas  convidadas, mais quatro moderadores.

 

Espaços de articulação

Os conversatórios dos Encontros de Redes IberCultura Viva foram criados como um espaço de articulação com a sociedade civil para o fomento do trabalho intersetorial e o fortalecimento e a formação de organizações culturais comunitárias. Com estes mecanismos de participação, pretende-se promover a criação e o fortalecimento de políticas culturais de base comunitária nacionais e subnacionais nos países integrantes do programa. 

Conversatório realizado durante o 3º Encontro de Redes, em Buenos Aires, em maio de 2019

 

O 1º Encontro de Redes, que ocorreu em 2016 na Argentina, teve três grupos de trabalho formados por pesquisadores, representantes de governos e organizações culturais comunitárias provenientes de 17 países ibero-americanos. Nesse primeiro conversatório de redes foi constituído o GT de Participação Social e Cooperação Cultural. No ano seguinte, no Equador, realizou-se o 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, tendo como eixo a articulação com instâncias municipais de governo. O resultado foi a criação do GT de Governos Locais, que durante o 3º Encontro de Redes, em 2019, constituiu a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. 

Para este ano, estava prevista a realização de um Encontro de Redes voltado para a abordagem de temas relacionados a gênero e cultura comunitária, mas devido à situação especial da emergência sanitária, o Conselho Intergovernamental (CI) determinou a ampliação das temáticas para dar lugar às distintas experiências de articulação cultural que vêm se desenvolvendo nas comunidades.

 

(*) Países representados nos seis conversatórios temáticos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, França, Guatemala, México,  Paraguai, Peru, Uruguai.

Leia também:

Inscrições abertas para o conversatório “Participação social e cooperação cultural”

Tags | , ,