Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

30

mar
2020

Em Notícias

Está aberta a sexta convocatória do Programa Pontos de Cultura da Argentina

Em 30, mar 2020 | Em Notícias |

A Secretaria de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina lançou nesta segunda-feira 30 de março a sexta convocatória do Programa Pontos de Cultura.  A iniciativa, que oferece um apoio econômico e técnico para a realização de projetos culturais comunitários, tem o propósito de ampliar e fortalecer a Rede de Pontos de Cultura que hoje conta com mais de 700 organizações. As inscrições estarão abertas até 8 de maio, em 1ª instância, e de 9 de maio a 12 de junho, em 2ª instância.

Desde 2011, o Programa Pontos de Cultura acompanha coletivos e organizações populares da Argentina que desenvolvem projetos comunitários, com o objetivo de fortalecer o trabalho de base, aumentar a participação social e organizar a comunidade.

 

A quem está destinada a convocatória? 

Esta convocatória está dirigida a associações civis, fundações, cooperativas, comunidades indígenas, organizações de base territorial sem personalidade jurídica, e redes de organizações vinculadas à cultura comunitária na Argentina. Está dirigida a organizações comunitárias inseridas nos territórios de maior vulnerabilidade, que trabalham com populações diversas, que sofrem violências, estigmatização; que funcionam como merendeiros ou restaurantes comunitários, mas também como âmbitos de construção de redes solidárias, trabalhando com temáticas que são de interesse e necessidade para os setores populares.

 

Que tipo de projetos? 

Os projetos podem estar voltados à adaptação do funcionamento do espaço cultural e comunitário para novas tarefas relacionadas com a emergência sanitária; ao uso de novas plataformas e a utilização criativa das tecnologias; à elaboração e circulação de conteúdos culturais, de obras artísticas, de serviços e bens culturais; e/ou propostas baseadas no desenvolvimento de atividades territoriais em relação com a comunidade.

 

Quais são as temáticas?

As temáticas propostas son: Comunicação comunitária; Economia social e cooperativismo; Diversidade sexual e de gênero; Igualdade de gênero; Infância e adolescência; Projetos educativos, esportivos e de fomento à leitura; Coletivos artísticos comunitários; Projetos artísticos; Direitos culturais, identidade e memória; Soberania alimentar e ambiental; Cultura do cuidado e do bem-viver.

 

Qual é o prêmio/benefício? 

Os projetos selecionados nas duas instâncias receberão o aporte econômico solicitado, além de integrar-se às distintas redes e espaços de cultura comunitária.

 

Inscrições: https://forms.cultura.gob.ar/index.php/832561?lang=es

Regulamento: https://bit.ly/2UKA120

Consultas: puntos@cultura.gob.ar

Fonte: Ministerio de Cultura de la Nación