Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

27

Feb
2020

EmNotícias

San Juan de Lurigancho realiza mesas de trabalho para debater Lei de Cultura Viva Comunitária

Em27, Feb 2020 | EmNotícias |

Fotos: Manuel Cabanillas Hurtado

 

No dia 1º de dezembro de 2019 se instalou em San Juan de Lurigancho (Lima, Peru) uma mesa de trabalho para a elaboração da Lei de Cultura Viva Comunitária (CVC) do distrito. Esta instância é um espaço combinado entre os grupos socioculturais de San Juan de Lurigancho e a Subgerência de Educação, Cultura, Esporte e Juventudes da Municipalidade Distrital, com o acompanhamento do programa de CVC da Municipalidade Metropolitana de Lima, do programa Pontos de Cultura do Ministério de Cultura do Peru e de Dignidade Humana da Diocese de Chosica.

Três sessões de trabalho ocorreram no distrito entre 4 de janeiro e 22 de fevereiro de 2020. Na mais recente, no sábado passado, em Pueblo Joven Nuevo Perú, as pessoas participantes (moradores, integrantes de grupos socioculturais e representantes governamentais) refletiram sobre processos de solução de problemas em comunidade e compartilharam algumas definições sobre cultura viva comunitária. Vizinhas e vizinhos fundadores do povoado também participaram dos grupos de trabalho e comentaram suas experiências para melhorar a comunidade.

Esta terceira sessão contou com a acolhida do grupo Haz Tu Mundo Verde (HTMV), que realiza um trabalho de recuperação de espaços públicos em Pueblo Joven Nuevo Perú. Jorman Cabello, diretor de HTMV, apresentou a experiência comunitária de sua agrupação e fez uma visita guiada pelas ruas do bairro.

 

 

Primeiros encontros

No primeiro encontro da mesa de trabalho, em 4 de janeiro, no Assentamento Humano Santa Rosa del Sauce, os participantes fizeram ponderações e aportes sobre os conteúdos desta lei, com a convicção de que ela beneficiará o fortalecimento e transformação das comunidades do distrito. Uma semana depois, em 11 de janeiro, houve um cortejo pela Lei de CVC no Parque de El Pueblito, dentro dos festejos do 53° aniversário do distrito. 

Na segunda sessão, em 2 de fevereiro, além de reflexionar sobre a CVC, suas contribuições para o desenvolvimento local e a relação das organizações comunitárias com o Estado, as vizinhas e vizinhos pediram que este processo de consulta cidadã sobre a lei se replique em outros bairros. Este encontro, realizado no Comedor Señor de la Esperanza, no Grupo 21 do A. H. Huáscar, teve as boas-vindas do grupo Par Diez Artes Escénicas, que vem realizando diversas oficinas artísticas na comunidade.

 

Próximas sessões

A quarta sessão será no domingo 22 de março, às 15:00, no local comunal do Pueblo Joven Enrique Montenegro, com a acolhida da Junta Juvenil en Defensa de Monteverde. A quinta está marcada para o sábado 4 de abril, também às 15:00, em Jr Río Ene 196, Urb. Los Pinos, espaço proposto pela Asociación Cultural Kactus Teatro Circo.

Saiba mais: https://www.facebook.com/events/427041901536023/

 

Tags | , , ,