Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

04

abr
2019

Em Notícias

“Patrimônio In/visível: construindo cultura viva”: uma tarde de encontro no Uruguai

Em 04, abr 2019 | Em Notícias |

O encontro “Patrimônio In/visível: construindo cultura viva” será realizado na cidade de San José de Mayo (San José, Uruguai) neste sábado, 6 de abril. Esta será a primeira jornada do projeto uruguaio selecionado no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018.

A iniciativa tem como objetivo gerar um espaço de encontro, reflexão e visibilidade sobre o patrimônio vivo, sobre o patrimônio imaterial e seu diálogo com o patrimônio material, resgatando a história e a memória da zona da Antiga Estação de Ferrocarriles del Estado, en San José, donde tienen base territorial los proyectos socioculturales Oficina de la Juventud, Comparsa Cuerda de la Explanada, Espacio Cultural Ignacio Espino,Intermedios Producciones, así como las empresas Fortunata y LvBar.

A zona, que durante anos esteve abandonada, foi apropriada por coletivos que resgataram um espaço patrimonial esquecido. Atualmente, cada um dos coletivos trabalha com identidade própria, mas de forma conjunta pela melhora do bairro e da zona.

Este encontro propõe valorizar e estabelecer um contraste entre o ontem e o hoje, entre o visível e o invisível, entre o material e o imaterial, finalizando nos próximos meses com a inauguração de uma fotogalería a céu aberto. As estruturas ficarão de forma permanente no bairro, o que permitirá a circulação de exposições.

 

Programação

A proposta é de realizar o encontro em duas jornadas.  A primeira, neste sábado 6 de abril, a partir das 16h, com um “encontro-conversatório” estruturado em três instâncias (a cargo de profissionais das áreas artísticas, sociais, culturais e arquitetura): boas-vindas; mesas de trabalho e plenária.

As mesas de trabalho que se realizarão simultaneamente entre 16h15 e 17h30, em três diferentes espaços, são: 1) “Patrimônio material: o que é e como se salvaguarda?, o que se salvaguarda? (Espaço Cultural Ignacio Espino, CIEE); 2) “Patrimônio imaterial: significados e aportes” (Fortunata); e 3) “Imaginamos a realidade da zona sem projetos socioculturais que a habitem” (Oficina da Juventude). O momento de plenária “Patrimônio In/visível: construindo cultura viva” está marcado para as 18h em Fortunata.

A segunda jornada será no dia 13 de abril, com diversas propostas sociais, artísticas e culturais realizadas pelos coletivos e empresas na zona. O público, além de participar, poderá fotografar tais atividades em convivência com a zona para a posterior realização de uma exposição a céu aberto.

As inscrições para participar das mesas de trabalho do encontro deste sábado devem ser feitas previamente, enviando nome e sobrenome e indicando o nome da mesa de interesse, para o mail info@intermediosproducciones.com.uy ou para 098 779 524 (Whatsapp).

Fonte: Intermedio Producciones