Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

07

Jun
2019

EmNotícias

Ministério das Culturas do Chile abre convocatória para 10 fundos concursáveis

Em07, Jun 2019 | EmNotícias |

O Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile abriu esta semana a convocatória de 10 fundos concursáveis, que abarcam Música, Audiovisual, Livro, Fondart Nacional e Regional, além da nova Beca Chile Crea. Também é a primeira vez que se abrem ao mesmo tempo os fundos concursáveis ligados aos programas Red Cultura, Fortalecimiento de Organizaciones Culturales, Otras instituciones colaboradoras, y Financiamiento de infraestructura cultural público o privada. O prazo de inscrições começou na segunda-feira, 3 de junho, na plataforma www.fondosdecultura.cl, e termina de maneira escalonada em julho.

A convocatória do programa Red Cultura contempla duas linhas de concurso: 1) Financiamento de iniciativas culturais comunitárias associativas 2019 (aberta até 15 de julho), e 2) Fortalecimento do planejamento e da gestão cultural local 2019 (aberta até 8 de julho). Ambas terão um orçamento total de $445 milhões de pesos chilenos (cerca de 640 mil dólares).

Iniciativas comunitárias associativas

A primeira linha tem como principal objetivo financiar iniciativas culturais comunitárias associativas (ICCA) de Organizações Culturais Comunitárias (OCC), em vínculo com seus pares, sem fins lucrativos, com ou sem personalidade jurídica, que busquem se fortalecer para incidir nas políticas culturais para o desenvolvimento cultural local.

A Modalidade n° 1 – Fortalecimento de Redes – busca interconectar no mínimo três e no máximo dez OCC na elaboração e no desenvolvimento de iniciativas que fortaleçam os princípios de cooperação, solidariedade e diversidade, para estimular a liderança horizontal, o sentido da coesão e da inclusão social. No total, esta modalidade conta com $90 milhões de pesos chilenos, com os quais será possível financiar ao menos 20 ICCA.

A Modalidade n° 2 – Intercâmbio de Saberes – busca financiar iniciativas que considerem uma ou mais atividades presenciais entre dois ou três OCC, que permitam o intercâmbio de metodologias participativas, experiências reais e concretas, de construção coletiva que dialoguem com as necessidades comunitárias e os mecanismos para resolver esses requerimentos. Ao menos 20 ICCA serão financiadas nesta modalidade, com um montante de $50 milhões de pesos chilenos.

 

Planejamento e gestão local

A segunda linha tem como objetivo relacionar a comunidade e o setor cultural e artístico com os governos locais e espaços culturais municipais, procurando incidir na instalação de processos de planejamento cultural com participação local, que acrescente o desenvolvimento cultural e artístico representativo dos interesses que existem no território, com enfoque de direitos.

A convocatória está dirigida aos espaços culturais dependentes de Municipalidades, Corporações Culturais Municipais ou Fundações Culturais Municipais. A Modalidade n° 1 é “Assessorias para o conhecimento em planejamento cultural participativo” (um total de $65 milhões de pesos chilenos), e a n° 2, “Cofinanciamento de programação artística, em co-desenho e gestão com a comunidade para a sustentabilidade do espaço cultural” (um total de $240 milhões de pesos chilenos).

 

Saiba mais: http://www.fondosdecultura.cl/

 

Fonte: Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio