Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

26

Jul
2019

EmNotícias

A arte como pilar para o desenvolvimento de pessoas com deficiência será tema de encontro no Equador

Em26, Jul 2019 | EmNotícias |

O Ministério de Cultura e Patrimônio (MCYP) de Equador, junto com o Ministério de Inclusão Econômica e Social (MIES) e a Universidade das Artes, realizarão o encontro acadêmico “Arte e Deficiência”, nos dias 30 e 31 de julho, das 8h às 17h, nas instalações do Museu Antropológico e de Arte Contemporânea (MAAC) de Guayaquil. A entrada é livre.

Esta iniciativa se realiza com os objetivos de reflexionar sobre a arte e o novo modelo social de inclusão, gerar espaços de formação contínua com a participação de atores estratégicos que trabalham em temas de deficiência, e promover o fortalecimento e a implementação da política pública em matéria de deficiências.

O evento, em que poderão participar servidores de atenção do MIES, pessoas com deficiência e suas famílias, artistas, gestores culturais e educadores, pretende aproximar, por meio de rodas de conversas e mesas redondas, uma série de experiências de gestão, criatividade e dispositivos educativos para promover a igualdade das pessoas com deficiência e seus cuidadores.

O ministro de Cultura e Patrimônio, Juan Fernando Velasco, e a ministra de Inclusão Econômica e Social, Berenice Cordero, participarão da inauguração do encontro acadêmico, que é parte de um convênio de cooperação interinstitucional firmado com o propósito de viabilizar, canalizar e gerar dinâmicas para garantir a implementação do Regime Integral de Educação e Formação em Artes, Cultura e Patrimônio (RIEFACP), segundo o disposto na Lei Orgânica de Cultura.

Alguns dos temas que serão tratados no encontro “Arte e Deficiência”:

  • A dança como uma alternativa no desenvolvimento criativo, artístico e laboral para pessoas com e sem deficiência.
  • Experiência holística em arte terapia na Oficina de Gráfica Eloy Alfaro da Universidade das Artes.
  • As artes como experiência na deficiência.
  • Experiências na Dança para pessoas com deficiência auditiva.
  • Como a criatividade através das artes cênicas levanta uma ponte para a expressão real de crianças com deficiência?
  • Museus inclusivos.
  • Resenha de ações afirmativas no âmbito artístico-cultural.

 

Texto: Ministerio de Cultura y Patrimonio