Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

23

out
2018

Em Notícias

Com 10 ideias criativas que melhoram a vida nas comunidades, chega ao fim o Laboratório de Inovação Cidadã na Argentina 

Em 23, out 2018 | Em Notícias |

Texto e fotos: SEGIB

Com a implementação de 10 ideias criativas que solucionam problemas concretos em comunidades locais, representantes de toda a Ibero-América participaram do encerramento do 5º Laboratório de Inovação Cidadã (LABICAR) neste sábado (20/10), em Rosário, na Argentina.

O encontro de 10 dias contou com 120 participantes de 17 países ibero-americanos, que desenvolveram 10 projetos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). As iniciativas incluem a impressão de objetos 3D para que crianças com deficiência visual possam conhecer melhor o mundo que as rodeia e uma máquina para proteger sementes de ameaças externas sem o uso de produtos químicos.

Os participantes também elaboraram o primeiro mapa de lugares seguros para transexuais na América Latina (80% das mortes violentas de transexuais no mundo ocorrem em nossa região).

As soluções desenvolvidas no LABICAR poderão ser aplicadas em outras comunidades da Ibero-América para ajudar a alcançar a Agenda 2030.

O evento, iniciado em 10 outubro, contou com uma agenda aberta sobre temáticas transversais ao eixo central do Laboratório, “Comunidades Sustentáveis e Inclusivas”, da qual participaram de forma gratuita os cidadãos de Rosario.

Os Laboratórios de Inovação Cidadã (LABIC) são espaços criados para sistematizar e acelerar essas inovações espontâneas que surgem dos cidadãos, que transformam comunidades e têm potencial de ser replicado em outras cidades. Espaços que permitem simultaneamente a experimentação, a aprendizagem e o protótipo de soluções ou propostas, desde uma perspectiva colaborativa, não competitiva.

 

Conheça os 10 projetos desenvolvidos:

  1. Mujeres Qom empoderadas
  2. Ocupación Beauvoir ¿Dónde están las artistas?
  3. Virtualidad real
  4. Intercambio digital sostenible
  5. La ruta trans: lugares seguros
  6. Elevaciones
  7. Blockchain: última frontera de la paticipación ciudadana
  8. Impresión en 3d de modelos para aprendizaje científico
  9. Circuito autosostenible de acuaponía
  10. Semillas poderosas

 

Tags | ,