Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

15

Oct
2015

EmNotícias

Congresso deve reunir mais de 500 pessoas nos cinco dias de cultura viva em El Salvador

Em15, Oct 2015 | EmNotícias |

Mais de 500 pessoas provenientes de redes, coletivos e entidades culturais da América Latina e do Caribe são esperadas no II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado na cidade de San Salvador (El Salvador) de 27 a 31 de outubro de 2015. Serão cinco dias de espetáculos, festivais, debates, palestras, reuniões, feiras e oficinas.

O objetivo do encontro, que tem como tema “Convivência para o bem comum”, é fortalecer os processos de cultura viva comunitária, conscientizando sobre a necessidade de modelos de políticas públicas que afiancem e multipliquem essas iniciativas na região. O evento busca favorecer o intercâmbio de experiências e avançar no cumprimento dos acordos multissetoriais estabelecidos no I Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, em La Paz, Bolívia, em maio de 2013, e no VI Congresso Ibero-americano de Cultura, realizado em San José, Costa Rica, em abril de 2014.

As atividades do congresso vão se concentrar na Universidade de El Salvador. A inauguração será no Teatro Nacional, localizado no centro histórico de San Salvador, com a presença do presidente da República, Salvador Sánchez Ceren. O espetáculo de encerramento se dará no Parque Cuscatlán. Também estão previstas visitas a círculos de experiências em Sonsonate, Morazán, Chalatenango, Cuscatlán, San Vicente, Cabañas, San Miguel e Ahuachapán.  

Cenário

A realização do II Congresso na América Central foi decidida na Bolívia, na edição anterior. El Salvador, o país escolhido como sede do evento, vem impulsando ações, intensificando, promovendo e iniciando processos articuladores em rede em volta da cultura viva comunitária. Uma das iniciativas incluídas no plano governamental é a criação do Ministério da Cultura de El Salvador como a instituição retora da política de Estado para o desenvolvimento artístico e cultural. “Impulsar a cultura como direito, fator de coesão e identidade e força transformadora da sociedade” é um dos objetivos do Plano Quinquenal de Desenvolvimento (2014-2019) proposto pelo governo de Salvador Sánchez Cerén.

Para a Rede Salvadorenha de Cultura Viva Comunitária, o II Congresso Latino-americano é a continuidade de um processo de articulação continental desenvolvido ao largo dos últimos 15 anos, com a intenção de fortalecer e dar visibilidade às experiências culturais de base comunitária, que transformam o espaço público e o exercício da democracia na América Latina.

Como define o documento que contem as conclusões do Congresso de La Paz, cultura viva comunitária “é um movimento continental de arraigo comunitário, local, crescente e convergente que assume as culturas e suas manifestações como um bem universal e pilar efetivo do desenvolvimento humano. Também é uma luta, um esforço pela conquista de políticas públicas construídas a partir das pessoas”.

Balanço

Em maio de 2013, participaram do I Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária mais de 1.200 pessoas, representando coletivos de 18 países da América Latina e do Caribe. Entre eles estavam representantes de entidades de cultura viva comunitária, ministros, prefeitos, secretários de cultura e parlamentares de vários países.

O evento permitiu a realização de um balanço da cultura viva comunitária nos países da região, deixando clara a necessidade de dar continuidade a estes espaços para a consolidação de redes de trabalho conjunto que gerem e articulem políticas públicas de caráter local, regional, nacional e internacional. Mais de 300 propostas artísticas, coletivos e organizações culturais comunitárias compartilharam em La Paz suas boas práticas e modelos de gestão.

 

Saiba mais: www.cvcelsalvador.cc

Agenda de atividades do II Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária

Terça-feira, 27/10

. Caravanas nacionais e internacionais de Cultura Viva Comunitária

. Intervenções criativas no Centro Histórico de San Salvador

. Evento de inauguração do congresso no Teatro Nacional de San Salvador

Quarta-feira, 28/10  

. Círculos de intercâmbio de experiências: Morazán, Chalatenango, Cuscatlán, San Vicente y Cabañas

. Oficinas de Cultura Viva Comunitária facilitados por Maraca

Quinta-feira, 29/10

. Palestras sobre CVC

. Reuniões de funcionários públicos e legisladores

. Círculos de reflexão

. Festival artístico

Sexta-feira, 30/10

. Encontros de redes (Salvadorenha, Maraca y CLCVC)

. Círculos de reflexão

. Festival artístico

. Marcha à Assembleia Legislativa para levar proposta

Sábado, 31/10

Encerramento:

. Marcha pela Diversidade Cultural e a Cultura Viva Comunitária

. Feira para a promoção artesanal, gastronômica e criativa das comunidades

. Espetáculo de encerramento no Parque Cuscatlán

. Socialização de acordos multissetoriais

. Socialização do manifesto

 

Tags | , ,