Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

17

jul
2020

Em Notícias

Cooperação, solidariedade e esperança para a primeira edição do Dia da Ibero-América

Em 17, jul 2020 | Em Notícias |

No próximo domingo, 19 de julho, o Dia da Ibero-América será comemorado pela primeira vez. Se trata de uma data aprovada em novembro do ano passado pelos ministros das Relações Exteriores dos 22 países da região para “converter o conjunto de afinidades históricas e culturais que nos unem em um instrumento de unidade e desenvolvimento baseado no diálogo, na cooperação e na solidariedade”.

“No dia da Ibero-América, recordamos que formamos uma comunidade, compartilhamos dois idiomas, cooperamos intensamente e, neste momento de dificuldade, estamos juntos”, afirma a secretária-geral ibero-americana, Rebeca Grynspan.

 

Esta primeira edição é produzida em um contexto difícil devido à pandemia de COVID-19 e, por esse motivo, a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) quis mostrar a ação da cooperação enviando uma mensagem de solidariedade por meio da apresentação da Orquestra Virtual Ibero-Americana (“La Virtual”), criada pelo programa Iberorquestras Juvenis nestes meses de confinamento.

O vídeo da apresentação será transmitido no Dia da Ibero-América pelas redes sociais do programa Iberorquestras Juvenis, da SEGIB e de Jorge Drexler, e o público será convidado a compartilhar mensagens de esperança com a hashtag #Tuluzalotrolado.

A orquestra

“La Virtual” é formada por 100 crianças e jovens com idade entre 8 e 26 anos, provenientes da Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Panamá e Uruguai. A orquestra apresentará a canção “Al otro lado del río”, gravada durante a quarentena com a participação especial do embaixador ibero-americano da cultura e compositor do tema, Jorge Drexler.

“Me pareceu uma oportunidade maravilhosa de construir uma ponte além das fronteiras nacionais”, comenta Drexler, acrescentando que “juntamente com o amor pela música, estamos unidos por uma história e um destino comum”.

Iberorquestras Juvenis é um programa da Cooperação Ibero-Americana que tem como objetivo promover a educação musical e a prática orquestral e coral para ajudar menores e jovens em situação de risco social. Esta é a segunda apresentação da “La Virtual”, uma iniciativa do Iberorquestras Juvenis que conta com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

 

Fonte: SEGIB

Tags | ,