Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Cultura digital

Território Digital avança no Chile com apoio do IberCultura Viva

Tecnologia a serviço da colaboração e do protagonismo cultural na região região de O’Higgins

O ano começou com um marco fundamental para a Rede de Pontos de Cultura Comunitária da região de O’Higgins, no Chile. No final de janeiro, foi lançado o  Território Digital, uma plataforma digital que se estabelece como  espaço estratégico de visibilidade, articulação e fortalecimento das iniciativas culturais comunitárias. A iniciativa foi viabilizada com apoio do IberCultura Viva por meio do Edital para Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024. 

Coordenado pelo Ponto de Cultura Comunitária Teatro Impronta e desenvolvido pela Revista LaDamaJuana, o projeto envolveu a participação ativa de todas as organizações da rede, unindo esforços para consolidar um ambiente digital que conecta e potencializa o trabalho cultural da região. A plataforma representa um avanço essencial para a Governança Cultural de Base Comunitária em O’Higgins, possibilitando a difusão de ações, processos e resultados das 25 organizações que compõem a rede.

“Com o Território Digital, passamos a ter um espaço na internet que nos permite comunicar nosso trabalho para além de nossos territórios, divulgar os serviços que oferecemos e, sobretudo, reafirmar a importância do que estamos construindo em O’Higgins. O financiamento internacional fortalece nossa rede e nos impulsiona a seguir ampliando essa articulação”, destaca  Leonelo Gálvez Vargas, diretor do Centro Cultural La Puerta.

O evento de lançamento também marcou a chegada de novos Pontos de Cultura Comunitária à rede e a conclusão de um segundo projeto vinculado ao Plano de Articulação do Programa Pontos de Cultura Comunitária do Chile: a construção de uma Governança Territorial de Base Comunitária. Esse processo inovador resultou na co-criação de uma carta de navegação para as 25 organizações envolvidas, fortalecendo a autonomia e a descentralização das políticas culturais nos territórios.

Cultura digital: conectando territórios em rede
Cresce a Rede de Pontos de Cultura no Chile

De baixo pra cima e de mãos dadas
O Programa Pontos de Cultura Comunitária, promovido pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile, tem sido um instrumento essencial para o fortalecimento de organizações de base comunitária em todo o país. Criado para fomentar a organização, gestão e sustentabilidade dessas iniciativas, o programa já reconheceu duas gerações de Pontos de Cultura Comunitária no Chile: a primeira em 2023 e a segunda em 2024.

Trabalho coletivo para fortalecer pontos de cultura em O’Higgins, Chile

Na região de O’Higgins, esse movimento cresceu com força, dando origem a uma rede que promove encontros e articulações que superam barreiras geográficas, fortalecendo a colaboração e a construção de uma governança cultural participativa.

Mais do que um repositório de informações, o Território Digital se projeta como um espaço vivo, que documenta, inspira e motiva novas comunidades a se integrarem a esse sonho coletivo. Nele, a arte e a cultura seguem como fios que tecem um futuro mais inclusivo, humano e esperançoso.

Na avaliação da secretária técnica do IberCultura Viva, Flor Minici, “o apoio do IberCultura Viva a essa iniciativa reflete seu compromisso com o fortalecimento das redes culturais da Ibero-América, apostando na potência dos territórios e na cultura como elo de transformação e identidade”. 

Apoio a Redes
O IberCultura Viva selecionou 37 projetos no Edital de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2024. O valor destinado foi de 189 mil dólares, o maior montante concedido a um Edital de Apoio a Redes em 10 anos de programa. Cada projeto selecionado recebeu até 5 mil dólares para utilizar nos gastos de produção e comunicação do evento proposto. 

IberCultura Viva aposta apostando na potência dos territórios e na cultura como elo de transformação e identidade