08 abril 2025

Com transmissão ao vivo e certificado de participação, evento reúne especialistas de toda a América Latina para debater políticas culturais de base comunitária; Conferência de abertura será conduzida pelo antropólogo e pensador argentino Néstor García Canclini

Começa hoje, 8 de abril, na Cidade do México, o Seminário Internacional Cultura Viva Comunitária: Uma Escola Latino-Americana de Políticas Culturais, com transmissão ao vivo e participação gratuita. O encontro segue até o dia 10, reunindo ativistas, gestores públicos, pesquisadores e representantes de coletivos culturais de toda a América Latina e da Península Ibérica, num espaço de formação, intercâmbio e construção coletiva de políticas culturais de base comunitária.

A conferência inaugural será conduzida pelo antropólogo e pensador argentino Néstor García Canclini, referência internacional nos estudos sobre cultura e globalização. A fala acontece às 15h (horário da Cidade do México), no Centro Cultural da Espanha, com o tema “Desafios da Cultura Viva Comunitária: dos diálogos com as instituições às plataformas digitais”.

Canclini propõe refletir sobre o impacto das redes sociais na formação de comunidades digitais e sobre o papel das instituições no apoio à cultura enraizada nos territórios.“As culturas comunitárias dialogam com instituições locais, nacionais e internacionais. Diferentes governos já apoiaram — ou desestimularam — a vida comunitária. Hoje, as comunicações se dão pelas redes, formando comunidades digitais que abrangem o próximo e o distante. Como ativar a convivência em tempos de corporações eletrônicas?”, provoca.

Durante os três dias de programação, o seminário oferecerá painéis de debate, rodas de conversa, conferências e apresentações de experiências desenvolvidas em diversos países, com destaque para o modelo dos Pontos de Cultura. A proposta do encontro é consolidar a Cultura Viva Comunitária como uma escola latino-americana de políticas públicas – um campo fértil para sistematização de saberes, inovação institucional e cooperação internacional.

Fortalecimento da gestão compartilhada
Para Márcia Rollemberg, presidenta do Programa IberCultura Viva e secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil (Minc), o seminário é um marco para a cooperação cultural regional e para o fortalecimento das políticas de gestão compartilhada. “A cultura viva nasce nos territórios, na pulsação cotidiana das comunidades. Cabe ao Estado reconhecê-la e apoiá-la com escuta ativa e compromisso. Hoje, contamos com mais de 7.200 Pontos de Cultura no Brasil – uma política que se sustenta na potência da construção coletiva”, destaca Márcia.

Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB/MinC), salienta que “a experiência brasileira dos Pontos de Cultura se expandiu pela América Latina, tornando-se uma referência internacional. O seminário busca aprofundar essa trajetória e ampliar as articulações regionais, com o Brasil cumprindo um papel estratégico na formulação dessas políticas.”

Construção Coletiva
Promovido pelo Instituto Latinoamericano de Cultura Viva Comunitária (ILACVC) e pelas Redes de Gestão Cultural (RGC), o seminário conta com a parceria de diversas instituições e coletivos culturais de países da América Latina e da Europa. Entre os apoiadores estão o Programa IberCultura Viva, a Fundação Casa de Rui Barbosa, a Caravana Quetzalcóatl, a Universidade Autônoma da Cidade do México (UACM), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), o Centro Cultural da Espanha na Cidade do México, a Secretaria de Cultura da Cidade do México, o Lab Cultura Viva da UFRJ e o Pontão de Cultura Areté, entre outros.

📍 Para acompanhar o evento on-line, com certificado de participação, basta se inscrever gratuitamente em:
🔗 https://linktr.ee/ilacvc

📲 O link para transmissão e as atualizações são enviados pelo grupo oficial no WhatsApp. Acompanhe esta atividade ao vivo e participe com suas perguntas no chat.


Entre nos grupos:
📲 Português: https://chat.whatsapp.com/F15Uxmt7uFqK3RYAR6QAYA
📲 Espanhol: https://chat.whatsapp.com/CC8dEdoBvdf37VQFpQSPgr