A proposta para o banco de saberes:
A organização propõe a realização de cinco oficinas baseadas em uma metodologia teórico-prática com abordagem intercultural, a fim de fornecer princípios para a criação de livros infantis a partir do conhecimento das comunidades, de suas experiências, de seu território e de suas línguas. Neste processo, serão mostradas algumas possibilidades de livros impressos, digitais e áudio baseados na expressão literária e gráfica. Dessa forma, propõe-se aprofundar o conhecimento das comunidades locais, das suas expressões, das suas histórias e das suas linguagens, para finalmente poder criar um esboço de um primeiro minilivro infantil e intercultural.
Duração prevista: 5 dias. Cada uma das 5 atividades terá duração de 3 horas (Importante os espaços entre os dias para avançar ou tirar dúvidas no caminho criativo)
Necessidades da proposta:
* Técnicas:
– Sala ampla com boa iluminação, mesas, cadeiras, quadro acrílico.
– Materiais de papelaria, blocos de folhas, lápis, cores, canetas, tesouras.
– Para a oficina 2: Video beam (projetor de vídeo), cabo de extensão com vários conectores, 3 laptops (ou cada participante pode trazer seu computador pessoal), smartphones, acesso à internet.
– 1 ou mais fotos antigas.
* Espacial: Espaço fechado, amplo e iluminado.
Destinatarios: Pessoas maiores de 18 anos, de qualquer identidade de gênero. Dependendo do interesse da organização interessada nesta proposta, poderão ser organizados grupos diversos, por exemplo, uma oficina exclusiva para mulheres ou para povos indígenas específicos.
Número de participantes: 10