Proposta para o banco de saberes
A proposta é uma experiência de cinema comunitário voltada a moradores/as de bairros populares, gestores/as culturais e organizações comunitárias que desejam contar suas próprias experiências por meio da linguagem audiovisual. O projeto propõe-se a produzir um pequeno documentário de aproximadamente 3/5 minutos de criação coletiva, onde as/os participantes possam, através das novas tecnologias, construir uma narrativa “na”, “por” e “da” própria comunidade. Passando pelas três principais etapas da produção audiovisual: idealização/roteiro, realização/produção e edição/pós-produção. Finalizando com a projeção da peça acabada.
Durante os dias de oficina serão compartilhadas ferramentas de criação coletiva a partir dos saberes da experiência da produtora comunitária “Contala como Quieras”. Para esta equipe criativa, é de grande importância combinar as próprias histórias com a tecnologia do cotidiano. Através do uso criativo de celulares e câmeras SLR, uma história audiovisual é tecida a partir de um intercâmbio horizontal.
Necessidades da proposta:
* Técnicas: Espaço de trabalho em sala de aula para o número previsto de pessoas, projetor e som, dispositivos das/dos participantes, computador, assistência técnica/referência local.
* Espacial: Para sessões de gravação é importante ter espaços com luz natural e pouca poluição sonora.
Destinatários: Vizinhos/as de bairros populares, gestores/as culturais e membros de organizações comunitárias, professores/as, líderes de oficinas que queiram desenvolver novas formas de contar histórias de forma comunitária. A partir dos 16 anos
Número de participantes: Mínimo 3, máximo 20


