Proposta para o banco de saberes:
Esta proposta busca contribuir para o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes que vivem em cidades ou bairros/contextos populares, bem como para a descentralização dos serviços culturais e educacionais e para a divulgação dos direitos de crianças e adolescentes. A ideia é que isso se realize a partir do reconhecimento e apropriação identitária dos entornos através de ferramentas e produtos audiovisuais/cinematográficos. A proposta consiste em desenvolver a programação do Laboratório Audiovisual Participativo de Exploração Identitária para Crianças e Adolescentes, composto por atividades artístico-culturais e educativas, pesquisas prévias e um processo intensivo de convocação para a participação de meninas e meninos. Esse laboratório resultará em 3 vídeo-cápsulas produzidas por eles, a partir de suas perspectivas e linguagens, com duração entre 10 e 15 minutos cada.
Os conteúdos do laboratório são desenvolvidos a partir dos seguintes eixos transversais e estratégicos: Gênero e diversidade; Identidade e interculturalidade; Direitos Humanos/Direitos das Crianças/Direitos Culturais; Meio Ambiente; Migração; Desarticulação da violência e da desigualdade; Cultura de paz e cultura comunitária.
Duração prevista: 5 jornadas de 4 horas cada
Necessidades da proposta:
* Técnicas: Projetor, mesas, cadeiras ou equivalente, som.
* Espacial: O espaço pretendido pode ser misto (espaço aberto e fechado), ou exterior para realização de dinâmicas em movimento e com capacidade de 20 a 30 pessoas.
Destinatários: Grupos de crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, de comunidades, coletivos, espaços sociais e culturais, espaços educativos, etc.
Número de participantes: Mínimo de 15 e máximo de 30


