Proposta para o banco de saberes:
O foco da proposta envolve uma introdução à capoeira como arte da cultura popular de matriz afro-brasileira, com perspectiva decolonial: antirracista, feminista e interseccional. A formação incentiva o desenvolvimento de práticas colaborativas-coletivas e não-competitivas-individualistas, por meio do ensino integral de uma arte decolonial, sul-americana, nascida da luta contra a escravidão e o racismo. A formação é baseada na perspectiva antirracista e na inclusão de diversidades de gêneros, corporalidades, faixas etárias, habilidades, por meio do aprendizado de técnicas de movimento que envolvem luta, dança, acrobacia, musicalidade (canto e percussão) e história cultural, juntamente com a prática da língua portuguesa.
A partir da formação em artes de matriz afrodescendente, como a prática da capoeira, busca-se desenvolver um curso intensivo – aberto à comunidade – que difunde conhecimentos e práticas culturais subalternas que hibridizam elementos afro, indígenas e ocidentais. Desta forma, pretende-se incentivar um espaço de formação em artes (dança e percussão) de rua e de raiz afrocêntrica como a capoeira e o samba, com visão comunitária, cultural e inclusiva.
O curso oferece aulas, jogos, treinamentos, rodas de conversa sobre história cultural da arte. Contempla, também, a possibilidade de realização de mostras e disponibiliza materiais digitais como recursos didáticos (cancioneiro, caderno de aula, aulas gravadas, séries documentais), além de instrumentos de percussão necessários ao aprendizado musical.
Duração prevista: 7 dias

* Necessidades da proposta:
* Técnicas: Projetor, som. (Sugestão: instrumentos de percussão)
* Espacial: Cada participante deverá dispor de 2 metros quadrados para a sua prática, sugere-se um espaço amplo e luminoso, pode ser ao ar livre se as condições meteorológicas o permitirem, de preferência num piso onde possa se desenvolver a dança (não de terra, areia).
*Destinatários: Aberto a todas as pessoas que queiram participar, privilegiando incentivar mulheres jovens, adultas e idosas. Faixa etária: A partir dos 13 anos, sem limite de idade. Adapta-se a cada corpo.
* Número de participantes: Mínimo 10, máximo de 40.