A proposta para o Banco de Saberes: Por meio desta formação e laboratório de cinema comunitário infantil, a organização quer convidar as bibliotecas a abrirem as portas à criação, à produção de conteúdos audiovisuais, como estratégia para narrar os contextos territoriais dos espaços que habitam, para que as pessoas usuárias tenham o oportunidade de contar as suas próprias histórias sobre as personagens, profissões, paisagens e saberes do seu entorno. E também para que tenham espaço para dar visibilidade a essas histórias por meio dos fóruns de cinema ou cineclubes programados na biblioteca e outros espaços aliados (escolas, universidades, redes de bibliotecas, etc.).
Esta proposta tem duas partes: 1- Conversa “Bibliotecas Fazem Cinema” e Seminário – Oficina para mediadores de leitura e animadores socioculturais “Minha Vida É Um Filme”; 2- Laboratório de cinema comunitário infanto-juvenil.
Duração prevista: 7 dias (6 horas por dia)
Necessidades da proposta:
* Técnicas: Vídeo beam (projetor), laptop, som, microfones, alto-falantes, telão para projeção, internet.
* Espacial:
1- Conversa “Bibliotecas Fazem Cinema” e Seminário-Oficina para mediadores de leitura e animadores socioculturais: sala ampla, fechada, com cadeiras móveis para realização também de oficinas vivenciais no espaço desocupado.
2- Laboratório de Cinema Comunitário Infantil/Adolescente: Será desenvolvido em uma comunidade onde haja a possibilidade de circular com segurança para filmar com meninos e meninas, no mesmo território, já que 90% da experiência é prática. É necessário um espaço interno para treinamento inicial (pode ser aberto ou fechado).
3- Exibição de curtas-metragens em comunidades e/ou bibliotecas: espaço na biblioteca ou ao ar livre nas comunidades.
Destinatários:
1- Conversa “Bibliotecas Fazem Cinema” e Seminário-oficina para mediadores de leitura e animadores socioculturais: Mediadores de leitura, pais e mães, professores/as, bibliotecários/as, gestores/as e criadores/as culturais, voluntários/as, população em geral interessada. Maiores de 17 anos
2- Laboratório de Cinema Comunitário: crianças e adolescentes entre 9 e 13 anos
3- Exibição de curtas-metragens em comunidades e/ou bibliotecas: público em geral nas comunidades. Todas as idades – desde a primeira infância até adultos mais velhos.
Número de participantes:
1- Conversa “Bibliotecas Fazem Cinema” e Seminário – Oficina para mediadores de leitura e animadores socioculturais: mínimo 40 pessoas – máximo 100 pessoas
2- Laboratório de Cinema Comunitário Infantil-Adolescente (9 a 13 anos): Mínimo 15, máximo 30
3- Exibição de curtas-metragens em comunidades e/ou bibliotecas: Mínimo 40 pessoas – máximo: ilimitado


