Governos Locais
Municípios chilenos que participam da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais realizam primeiras reuniões
Em 25, ago 2023 | Em Governos Locais, Notícias |
As comunas chilenas que participam da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais começam a realizar suas primeiras reuniões de trabalho, com o apoio do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio através do Departamento de Cidadania Cultural.
Três reuniões foram realizadas nos últimos dias pelos municípios chilenos que compõem a rede. As reuniões — duas virtuais e uma presencial, realizada em Valdivia, no Encontro de Governos Locais — permitiram organizar comissões com o objetivo de desenvolver um plano de trabalho colaborativo e coordenar a participação da rede no próximo encontro do Conselho Intergovernamental, que será realizado no Chile em dezembro.
As conversas têm delineado os propósitos da rede no Chile, como a visibilidade do trabalho em cultura a partir de pequenos territórios, a troca de experiências, a construção de redes e a articulação de práticas de ação com outros municípios.
Outros objetivos que surgiram nesses diálogos foram a projeção da rede do local para o ibero-americano, buscando mostrar ao mundo o patrimônio e a identidade cultural, bem como incorporar a perspectiva dos povos originários na construção de políticas culturais de base comunitária. Será uma tarefa colaborativa que busca visibilizar, promover e fortalecer a implementação de políticas culturais de base comunitária entre os municípios do Chile.
De acordo com os compromissos com a Rede de Cidades e Governos Locais do programa IberCultura Viva, as comissões foram constituídas da seguinte forma:
- Secretário de Sistematização e Registro: Mauricio Castro (Concepción);
- Articulação: Paula Aguirre (Valparaíso), Juan Manuel Pizarro (Hualaihué) e Genoveva Reuca (Puerto Saavedra);
- Comunicações: Bárbara Venegas (Puqueldón);
- Formação: Pablo Heads (Quilaco), Antonieta Utreras (Lonquimay), Jovita Uribe e Alejandra Urra (The Union).
- Metodologias: Rotativo entre os municípios conveniados.
O Ministério das Culturas será a plataforma de apoio, embora a partir de agora os que compõem este conjunto de municípios sejam agentes ativos da rede. A proposta apresentada será apoiada financeiramente através de um plano de trabalho elaborado e co- projetado pela mesma rede.
.
Políticas culturais de base comunitária
O objetivo da rede é promover a implementação de políticas culturais de base comunitária nos governos locais do Espaço Ibero-americano, numa perspectiva de trabalho intersetorial e de promoção do diálogo intercultural para a plena vigência da democracia cultural e dos direitos culturais.
A Rede de Cidades e Governos Locais vem se formando desde 2019 no âmbito do programa IberCultura Viva. No Chile, implementa-se com o apoio do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio, através do Departamento de Cidadania Cultural. Atualmente, é composta por 38 cidades e governos locais da América Latina.
As doze comunas chilenas que participam da rede são: Hualaihué, Lonquimay, Puqueldón, Quilaco, San Felipe, Valparaíso, Concepción, La Unión, Saavedra, Alto Biobío, Cauquenes e San Pedro de la Paz.