Notícias
Ministério de Cultura do Peru abre concurso de intervenções para Pontos de Cultura
Em 23, jun 2023 | Em Notícias |
.
Nesta quinta-feira, 22 de junho, começou o período de inscrição para o concurso de intervenções “Bairro Seguro com Cultura”, destinado a organizações reconhecidas como Pontos de Cultura pelo Ministério de Cultura do Peru. O prémio que receberá cada organização beneficiária corresponderá a um valor máximo de 15 mil soles (cerca de 4.100 dólares). As inscrições serão recebidas até o dia 2 de julho.
A intervenção consiste em desenhar e desenvolver um programa de atividades culturais comunitárias que contribuam para a prática de uma cultura de paz, convivência pacífica e segurança cidadã em áreas de ação da estratégia multissetorial “Bairro Seguro”, ou em territórios que apresentam altos índices de vulnerabilidade social.
As iniciativas poderão ser realizadas em articulação com entidades públicas ou privadas, até 30 de novembro de 2023, e devem contemplar o desenvolvimento de oficinas, festivais, apresentações artísticas, exposições, espetáculos, feiras, ativações socioculturais, entre outros, cujos resultados devem ser mensuráveis.
A verba do prêmio poderá ser direcionada para despesas com honorários (artísticos, técnicos, de direção e/ou equipe de produção da intervenção); aluguel e/ou aquisição de equipamentos e materiais; difusão, mobilidades e transferências; alojamento, alimentação e procedimentos (autorizações, licenças, seguros, licenças ou outros). As atividades financiadas não podem ser anteriores à data da declaração dos beneficiários.
As intervenções devem enquadrar-se em processos de difusão, apropriação social e formação a partir de: 1) Atividades que contribuam para o reforço das relações comunitárias com impacto nas populações com vulnerabilidade social; 2) Atividades que promovam o respeito à diversidade de identidades e o reconhecimento dos direitos de populações historicamente negligenciadas; 3) Atividades que contribuam para a salvaguarda dos conhecimentos ancestrais, tradições, identidade cultural e memória dos povos indígenas e populações afro-peruanas, 4) Atividades que promovam a identidade cultural, por meio da valorização, defesa e divulgação do patrimônio cultural local e diversidade.
Serão priorizadas candidaturas que promovam a igualdade de gênero, o diálogo intercultural e a atenção às populações vulneráveis. A distribuição das intervenções beneficiárias considera 53 beneficiários para Lima e Callao, e um mínimo de 81 beneficiários nas outras regiões. Atualmente, a rede de Pontos de Cultura do Peru conta com um total de 638 organizações reconhecidas nas 25 regiões do país. Cerca de 41% dos Pontos de Cultura são de Lima e 59% das regiões.
O Concurso “Bairro Seguro com Cultura” está previsto no Plano Anual de Promoção de Pontos de Cultura para o ano de 2023, aprovado por resolução vice-ministerial publicada em 15 de junho.
.
Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/3CKzxiP