04 setembro 2025

De norte a sul, o México se enche de cores, vozes e movimentos: os palcos se abrem, os talentos florescem e comunidades inteiras celebram a arte como espaço de encontro e transformação. A Secretaria de Cultura do Governo do México, por meio da Direção-Geral de Vinculação Cultural, realiza até dezembro a programação “Tenho um sonho estatal, Festa das Culturas Comunitárias”.

Ao todo, serão realizadas apresentações artísticas e culturais em 23 estados do país, protagonizadas pelos Semilleros Creativos. Esses grupos de formação gratuita com enfoque comunitário, integrados por crianças e jovens em condições de vulnerabilidade social, se tornaram fonte de talento e resiliência. Seus integrantes já se apresentaram nos recintos mais importantes do país e até mesmo em palcos internacionais.

Semear futuros
Em cada encontro, a arte se transforma em convivência e diálogo. Em teatros, museus e centros culturais, as comunidades desfrutam de desenhos, pinturas, narrações, teatro, dança, circo e muitas outras expressões que germinaram durante os últimos seis meses de trabalho coletivo.

Ao apresentar a iniciativa, o diretor-geral de Vinculação Cultural, Diego Raúl Martínez García, destacou a importância da colaboração entre instâncias federais, estaduais e municipais para impulsionar políticas culturais transformadoras:

Tabasco em festa

“Os Semilleros Creativos se consolidaram como espaços fundamentais de escuta e construção de comunidade com crianças e jovens. Abrir esses espaços nos estados é apostar em uma mudança de perspectiva, somar esforços e multiplicar experiências que permitam às novas gerações crescer livres de violência.”

Representantes de estados como Oaxaca, Guerrero e Campeche ressaltaram que o programa se tornou um vínculo vital entre as políticas culturais e a vida comunitária, especialmente em territórios com grande diversidade indígena e afrodescendente.

A experiência mostra que os Semilleros são lugares seguros onde meninas, meninos e jovens encontram sua voz, descobrem talentos e dialogam com suas raízes. Alguns continuam seus estudos em escolas especializadas, acessam bolsas de criação ou se dedicam ao trabalho social e à docência. Outros escolhem o caminho do palco, transformando o sonho em projeto de vida.

Assim relatou Cuitláhuac Adelelbo Díaz Acevedo, ex-integrante do Semillero de Teatro em Tecomán, Colima: “Mostrar o que fazemos vai muito além de um capricho juvenil: é uma paixão que muitos carregamos dentro, a vontade de fazer teatro e arte em geral, e de compartilhá-los com todo o México.”

Com a Festa das Culturas Comunitárias, o Governo do México reafirma três compromissos centrais: fortalecer redes interinstitucionais, fomentar uma cultura de paz em comunidades em situação de vulnerabilidade e estreitar os laços entre estados, municípios e comunidades.