
Estrutura institucional: Ministério da Cultura e Patrimônio
Representante do País no Programa: Instituto de Fomento à Criatividade e à Inovação (IFCI)
Ano de ingresso no Programa: 2017
Principal Política Cultural de Base Comunitária
Área direta: Instituto de Fomento à Criatividade e à Inovação (IFCI)
Concurso Público: Cultura Viva Comunitária. Rede de Gestão Cultural Comunitária. Arts. 105 e 122 da Lei Orgânica de Cultura.
Ano de criação: 2016
Objetivo principal: Promove-se a cultura viva comunitária, concebida como as expressões artísticas e culturais que surgem das comunas, comunidades, povos e nacionalidades, a partir de sua vida cotidiana. Trata-se de uma experiência que reconhece e fortalece as identidades coletivas, o diálogo, a cooperação, a constituição de redes e a construção comunitária por meio da expressão da cultura popular.
Destinatários: Coletivos, organizações e redes de cultura comunitária, comunidades, povos e nacionalidades indígenas, o povo afroequatoriano, o povo montubio e as comunas.
Alcance histórico: 3 chamadas públicas para organizações comunitárias (2019-2021-2024), com um total de 74 projetos fomentados, em 16 províncias que correspondem a 67% do território nacional.
Principais componentes do Programa: Apoio econômico e/ou material, reconhecimento – registro – mapeamento, difusão e visibilidade