Atividade propõe debate sobre direitos culturais e fortalecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
A Mondiacult 2025 é a maior conferência mundial sobre políticas culturais e desenvolvimento sustentável da UNESCO. Neste ano, a Espanha será anfitriã do encontro, que acontecerá em Barcelona entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Representantes dos Estados Membros da UNESCO se reunirão para colocar a cultura no centro da agenda política e do futuro do desenvolvimento global. Será um espaço chave para impulsionar os direitos culturais e debater temas urgentes como: a cultura na era digital, sua integração na educação, a economia da cultura, as dimensões culturais do enfrentamento à crise climática, a defesa do patrimônio em situações de emergência, a cultura de paz e os impactos da inteligência artificial.
No dia 29 de setembro, às 8h15, o Centro Internacional de Convenções de Barcelona (CCIB) receberá o painel “IberCultura Viva: a promoção dos direitos culturais e o fortalecimento dos ODS”. O encontro revisitará os dez anos de trajetória do Programa de Cooperação e levantará questões centrais: como o Programa influenciou as políticas culturais nos países membros? Quais desafios se colocam para os próximos dez anos? E como as culturas comunitárias podem contribuir para a Agenda 2030 e para um futuro ODS específico da cultura na agenda pós-2030?
A mesa contará com Márcia Rollemberg, presidenta do IberCultura Viva e secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura do Brasil; Vicenta Moreno, diretora de Desenvolvimento Regional do Ministério da Cultura, Artes e Conhecimento da Colômbia; e Jazmin Beirak, diretora-geral de Direitos Culturais do Ministério da Cultura da Espanha. A mediação será conduzida por Lorena Larios Rodríguez, diplomata mexicana e secretária para a Cooperação Ibero-americana na SEGIB. A jornalista Giselle Dupin, do Ministério da Cultura do Brasil, é responsável pela organização.
Com 14 países membros da UNESCO – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai –, o IberCultura Viva vem consolidando uma rede de cooperação internacional que une governos, universidades e organizações comunitárias. Desde 2014, o Programa apoia redes nacionais e locais de cultura viva, realiza convocatórias para bolsas e intercâmbios, concede prêmios a iniciativas comunitárias e oferece a Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária em parceria com a FLACSO-Argentina, já com mais de 800 bolsistas.
A delegação IberCultura Viva no Side event terá ainda a participação de Flor Minici, secretária Técnica do IberCultura Viva, e Diego Benhabib, consultor de Redes e Formação do IberCultura Viva. Em breve, será divulgada a agenda completa do Programa na Mondiacult e em seus eventos paralelos.