Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

14

mar
2025

Em Destaque
Notícias

IberCultura Viva fecha primeira quinzena de março com novo fôlego

Em 14, mar 2025 | Em Destaque, Notícias |

Rede de Cidades, avaliação de inscrições em Editais e reuniões estratégicas marcam o período

A primeira quinzena de março foi intensa para o IberCultura Viva, com avanços importantes na articulação entre governos locais, ampliação de oportunidades de formação e fortalecimento da presença internacional do Programa.

Nesta semana, foi realizada a segunda reunião da Rede de Cidades e Governos Locais de 2025, na qual foi apresentado um plano de trabalho que orientará as ações até dezembro. Além disso, o Conselho Executivo do programa também se reuniu pela segunda vez no ano, traçando diretrizes essenciais para o fortalecimento da Cultura Viva na região.

Mais de 100 bolsas para a Pós-Graduação
Nos próximos dias, será divulgada a lista das 104 pessoas selecionadas para receber a bolsa de estudos para a Pós-Graduação em Políticas Culturais de Base Comunitária, uma parceria consolidada que chega à sua oitava edição com a FLACSO-Argentina.

Presença garantida no México
Por meio do Edital de Mobilidade, o programa viabilizará a participação de agentes comunitários dos 13 países membros no VI Congresso Latino-Americano de Culturas Vivas Comunitárias, que acontecerá de 11 a 16 de abril em Cherán K’eri e Morelia, Michoacán, México.

Além disso, IberCultura Viva marcará presença no Seminário Internacional “Cultura Viva Comunitária: Uma Escola Latino-Americana de Políticas Culturais”, programado para ocorrer de 8 a 10 de abril de 2025, na Cidade do México, e no Festival Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, que acontece entre 2 e 7 de abril em Guadalajara, México.

Construção coletiva
A secretária Técnica do Programa, Flor Minici, reforça a importância da construção conjunta entre Estado e sociedade civil no fortalecimento da Cultura Viva:

“O Programa tem como objetivo apoiar a gestão compartilhada, respeitando a autonomia da sociedade civil e trabalhando em conjunto com os Estados que colaboram e desenvolvem políticas de Cultura Viva. A cultura é uma herança inata dos povos do nosso território e sabemos que o trabalho que realizamos hoje também será um legado para as gerações futuras.”

Rede Educativa: um novo espaço de troca de saberes
Outro passo importante nesta jornada será o lançamento da Rede Educativa do IberCultura Viva, um espaço que irá conectar saberes ancestrais, populares e acadêmicos, promovendo novas formas de aprendizagem e valorização da diversidade cultural.

O Programa segue avançando com novas estratégias para fortalecer as políticas culturais de base comunitária e ampliar o impacto das redes de Cultura Viva na Ibero-América.