Produções de nove países seguem no concurso “Tesouros vivos, memória e territórios”, que recebeu 75 inscrições e destaca mestras e mestres da cultura popular ibero-americana.
O Programa IberCultura Viva publica nesta segunda-feira, 10 de novembro, a lista de vídeos habilitados na etapa de verificação documental do concurso de curtas-metragens “Tesouros vivos, memória e territórios”. A relação pode ser consultada aqui.
Entre as 75 produções inscritas, seguem no processo 46 propostas provenientes de Brasil, Chile, Colômbia, México, Argentina, Equador, Peru, Costa Rica e Uruguai, refletindo a diversidade de vozes e experiências que compõem o mosaico cultural ibero-americano.
As pessoas responsáveis pelas inscrições têm o prazo de dois dias corridos, até 12 de novembro às 23h59 (horário de Buenos Aires), para apresentar recursos. O envio será permitido apenas nos casos em que os arquivos estejam corrompidos ou o formato não corresponda ao exigido.
Os pedidos devem ser enviados por e-mail para [email protected], com o assunto “Recurso – Concurso de Curtas”, indicando o nome da pessoa responsável, o número de inscrição (que começa com “mc-…”) e os motivos do pedido, anexando a documentação correspondente.
Encerrado o prazo e concluída a análise dos recursos, o Programa publicará em seu site a lista definitiva de candidaturas habilitadas, que seguirão para a etapa de seleção das obras reconhecidas por seu valor na preservação da memória e dos saberes populares da região.
Avaliação e premiação
A avaliação das propostas ficará a cargo da Unidade Técnica do Programa, da Comissão Organizadora e da Comissão de Avaliação, composta por representantes dos países membros. Serão considerados critérios como adequação ao tema, centralidade dos Tesouros Vivos, perspectiva de gênero e interseccional, promoção de direitos culturais, vínculo comunitário e qualidade técnica.
Receberão pontuação adicional as produções colaborativas e comunitárias, bem como aquelas realizadas por mulheres, pessoas trans e integrantes de comunidades indígenas, afrodescendentes e camponesas.
As cinco obras premiadas receberão 3 mil dólares norte-americanos cada uma, e suas pessoas responsáveis deverão enviar, em até 15 dias, uma versão vertical em formato reels para difusão institucional.
Foto: Thiago Nozi