Cooperação Ibero-americana
Ibercocinas, Iber-Rutas e IberCultura Viva lançam a sexta edição do concurso Sabores Migrantes Comunitários
Em 13, set 2024 | Em Cooperação Ibero-americana, Destaque, Editais, Notícias |
Nesta sexta-feira, 13 de setembro, os programas IberCultura Viva, Iber-Rutas e Ibercocinas abrem a inscrição para a sexta edição do concurso Sabores Migrantes Comunitários, que premia histórias de receitas e práticas culinárias de comunidades migrantes da Ibero-América. As pessoas interessadas poderão enviar suas postulações até o dia 18 de outubro pela plataforma Mapa IberCultura Viva.
O valor total atribuído ao concurso é de 8 mil dólares para um máximo de 13 propostas. As iniciativas selecionadas receberão um reconhecimento como ‘Boa prática de cozinha migrante comunitária ibero-americana’ e um prêmio de US$ 600.
A convocatória é dirigida a pessoas maiores de 18 anos de origem ibero-americana* que vivam em um país diferente do seu país de origem. Elas devem enviar, a título pessoal ou em representação de iniciativas comunitárias, uma proposta de prática culinária que conte uma receita de sua comunidade de procedência, a história por trás dela, e a forma com que esta receita se insere na comunidade de acolhida, dentro de uma experiência migratória. Não serão aceitas propostas das pessoas premiadas na edição anterior do concurso (2023).
Diferentemente das edições anteriores, as receitas e práticas culinárias devem ser apresentadas em um vídeo com no máximo 2 minutos de duração (o formulário conta com um campo opcional para quem quiser enviar também em formato escrito, mas o texto não substitui o vídeo, que é obrigatório). Podem ser usadas as línguas portuguesa, espanhola ou indígenas (neste caso, com tradução em espanhol ou português em anexo).
Poderão participar pessoas nascidas em países ibero-americanos residentes em qualquer país do mundo, e pessoas que apresentem propostas de práticas culinárias e receitas de migrantes de sua família com até segundo grau de parentesco (pai/mãe, avô/avó). Essas apresentações terão uma cota máxima de seleção no concurso.
.
Critérios de seleção
A seleção seguirá os critérios estabelecidos no regulamento, como a representatividade da preparação para a comunidade de origem; a experiência de inserção na comunidade de acolhimento; a geração de conhecimentos e práticas tradicionais e criativas promovidos por cozinheiros e cozinheiras migrantes; o impacto direto na segurança alimentar, e as estratégias de disseminação do conhecimento culinário e/ou a construção de um legado culinário às novas gerações com a consciência de sua cultura diversa.
A diversidade cultural das propostas será privilegiada, por meio da seleção de projetos de diferentes países. Apresentações realizadas por mulheres, jovens entre 18 e 35 anos, bem como por pessoas indígenas, afrodescendentes e/ou camponesas, serão consideradas com maior pontuação. Assim como aquelas realizadas por pessoas que pertencem a comunidades que se encontram em movimento, ou que estão transitando pelo processo de migração em um refúgio.
Todas as pessoas que tiverem suas práticas culinárias selecionadas deverão prepará-las em sua comunidade e enviar um depoimento sobre essa atividade aos programas organizadores, dentro dos 30 dias posteriores ao recebimento do prêmio. Este depoimento deverá ser gravado em um vídeo de no máximo 5 minutos, detalhando a atividade realizada, assim como o público alcançado, identificando idade, gênero, pessoas afrodescendentes, comunidades campesinas e de povos originários que tenham participado da experiência. Os programas organizadores deverão receber o link deste vídeo por e-mail.
.
(*) São países ibero-americanos: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.
.
Confira o regulamento do concurso
Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/295/
Consultas: programa@iberculturaviva.org