Notícias
Comitê Intergovernamental terá sua quarta reunião em Costa Rica
Em 02, jun 2016 | Em Notícias |
San José, capital da Costa Rica, será a sede da quarta edição da reunião do Comitê Intergovernamental do programa IberCultura Viva. Serão dois dias de encontro, 7 e 8 de junho, para avaliar o plano de trabalho já realizado e traçar as linhas estratégicas do programa para o periodo 2016-2017.
A reunião terá a participação de representantes dos 10 países membros do programa, além da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib) e a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). Representantes do movimento de Cultura Viva Comunitária também estarão presentes para um encontro de diálogo e intercâmbio.
Histórico
As reuniões anteriores do Comitê Intergovernamental foram em Natal (Brasil), Santiago (Chile) e San Salvador (El Salvador). A primeira se realizou na Teia Nacional da Diversidade (o encontro nacional dos Pontos de Cultura), em maio de 2014, dando início formal à implementação do programa IberCultura Viva, com a aprovação do regulamento e do Plano Operativo 2014-2015.
A segunda reunião, no Chile, ocorreu em junho de 2015, com mesas de trabalho e visitas a organizações culturais de Santiago, Valparaíso e Região de O’Higgins. A terceira, em El Salvador, se deu em outubro de 2015, durante o 2º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, com duas sessões de trabalho na Secretaria de Cultura da Presidência e um dia de viagem para visitas a comunidades como San Miguel, Jiquilisco, Chalatenango e El Mozote.
A sede
Costa Rica não é sede da quarta reunião por acaso. Este país centro-americano, com 4,5 milhões de habitantes, tem relevância no processo de construção do programa e das políticas dos direitos culturais na Ibero-América.
Em abril de 2014, San José foi sede do VI Congresso Ibero-americano de Cultura, que teve como tema as culturas vivas comunitárias. Organizado pela Segib, o congresso marcou o lançamento formal do programa IberCultura Viva, seis meses após sua aprovação na XXIII Conferência Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, na Cidade do Panamá.
Durante o VI Congresso Ibero-americano em San José também foi realizado um encontro nacional de organizações culturais comunitárias, com a participação de cerca de 100 pessoas, gestores culturais de todo o país e colaboradores da Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude.
Pontos de Cultura
Em 2015, inspirada no modelo brasileiro dos Pontos de Cultura, a Direção de Cultura lançou seu “programa de estímulo e sinergias, orientado ao fortalecimento de organizações, redes, iniciativas coletivas e espaços socioculturais vinculados com a promoção da diversidade cultural, a economia social solidária e a salvaguarda do patrimônio cultural e natural”.
A seleção da primeira convocatória de Pontos de Cultura em Costa Rica foi feita em setembro de 2015. Pela complexidade dos processos institucionais, a participação foi restrita a organizações com personalidade jurídica, sem fins de lucro e com ao menos três anos de experiência. Cento e vinte e cinco organizações concorreram. Vinte e uma foram selecionadas.
“Que teria acontecido se tivéssemos dado a possibilidade de participação a coletivos sem personalidade jurídica ou a pequenos empreendimentos com outro tipo de personalidade? A quantidade de solicitantes teria triplicado, possivelmente. A grande participação na convocatória fala da ebulição que existe em cada rincão de Costa Rica no campo da cultura”, escreveu Fresia Camacho, Diretora Nacional de Cultura, no artigo “Um quipo de mil nós”, publicado no livro Cultura Viva Comunitaria: Convivencia para el bien común.
A segunda convocatória Pontos de Cultura foi lançada este ano, em 4 de abril, e tem inscrições abertas até 30 de junho. As organizações interessadas podem concorrer em quatro categorias: a) arte para a transformação social; b) meios e propostas de comunicação comunitária; c) fortalecimento organizacional e d) cultura para o bem viver. O regulamento e o formulário de apresentação de projetos estão disponíveis no website www.dircultura.go.cr.