Notícias
Campus Fronteiras Imaginárias: duas semanas de trabalho colaborativo por uma sociedade mais tolerante e diversa
Em 21, ago 2019 | Em Notícias |
De 11 a 25 de setembro será realizado em San Sebastián (País Basco/Espanha) o Campus Fronteiras Imaginárias, um projeto que propõe soluções para conflitos culturais baseados na intolerância ao diferente através de iniciativas colaborativas de arte e criatividade.
O evento, que contará com convidados do México, Chile e Brasil para ministrar cursos e oficinas, é uma iniciativa organizada pela Comunidade VEDI (de Ventana a la Diversidad), uma plataforma que conecta jovens do mundo por meio da arte, da criatividade e das tecnologias digitais.
Nesta comunidade nascida no País Basco em 2013, jovens de diferentes culturas se juntam para criar desde poesia expandida através de vídeo e música, até documentários, passando por artefatos de animação construídos com materiais reciclados. A proposta de VEDI é a de fortalecer as capacidades desses jovens para que possam se converter em agentes de mudança a favor da diversidade (cultural, sexual, de ideias, etc.), da cultura de paz e dos direitos humanos.
Dois encontros
Campus Fronteiras Imaginárias é o segundo encontro internacional da Comunidade VEDI a realizar-se em 2019. O primeiro, “Entre Fronteiras”, ocorreu de 27 de março a 4 de abril em Rapa Nui (Ilha de Páscoa, Chile), com a colaboração das organizações Toki e .txt. Esta experiência de intercâmbio de conhecimentos foi um dos 17 projetos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018.
Para este segundo encontro no País Basco, a Comunidade VEDI organizou um concurso fotográfico chamado “Abre tu muralla a la diversidad”. A artista ganhadora (Vero Inestroza, da Nicarágua) levou como prêmio a viagem a San Sebastián para assistir ao Campus Fronteiras Imaginárias, como uma das personas convidadas da organização.
Além da ganhadora do concurso fotográfico, a Comunidade VEDI terá como convidados profissionais como Dani Montalvo (México), que ministrará a oficina “Juguete Escénico para Tejer Historias”; Chris Chierego (Chile), que estará a cargo de “M(other) – Consciencia co-creativa”; Kaká (Brasil), oficineiro de “Video avatar – Reciclaje de media”; e Lorenzo Itzá (México), responsável pelo curso “Hacktivismo – Filosofía y herramientas hacker para proyectos sociales y artísticos”.
Outras duas profissionais do País Basco estão na programação do Campus Fronteiras Imaginárias: Soraya Sánchez, com a oficina “La última frontera – Humanidad en tránsito”, e Jessica Domínguez, com o curso “Arte y gestión cultural como herramientas a favor de los derechos humanos y la convivencia”.
Saiba mais sobre as oficinas: https://bit.ly/2zhLPhH
Acompanhe a programação do evento: https://www.facebook.com/events/2372297112806908