Notícias
“Cultura Viva nas Cidades da América Latina”: iniciativas municipais são tema de debate
Em 29, jun 2017 | Em Notícias |
O encontro “Cultura Viva nas Cidades da América Latina”, um dos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes, será realizado de 1º a 4 de julho em Campinas (São Paulo). Debates, oficinas, rodas de conversa, percursos culturais, lançamentos de livros, vivências e celebrações são algumas das atividades programadas.
O objetivo é reunir as principais experiências de políticas públicas de Cultura Viva Comunitária e de Pontos de Cultura em nível municipal, como as existentes nas cidades de Lima (Peru) e Medellín (Colômbia) para debates e trocas de experiências. Os organizadores buscam impulsionar uma rede municipalista pela Cultura Viva no Brasil e em toda América Latina.
Convidados de vários países e de mais de 40 cidades brasileiras participarão do evento. Entre os mais de 20 convidados latino-americanos estão o colombiano Jairo Castrillón, o argentino Eduardo Balán, o boliviano Mario Rodriguez, o equatoriano Isaac PeñaHerrera, o mexicano Rafael Paredes e a uruguaia Milagros Lorier.
O encontro com representantes latino-americanos também marcará o lançamento do Decreto de Regulamentação da Lei Cultura Viva municipal. Campinas foi a primeira cidade brasileira a ter uma lei própria para os Pontos de Cultura. A lei foi aprovada em 2015, em consonância com a Política Nacional de Cultura Viva.
O encontro em Campinas é uma realização do Ponto de Cultura NINA e do Laboratório de Políticas Culturais, em parceria com os Pontos de Cultura Crispim Menino Levado, Caminhos, Urucungos, Areté, Rede Usina Geradora, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Ibaô e Casa de Cultura Tainã, Coletivo de Salvaguarda da Capoeira de Campinas, Banzé Cultural, Coletivo Socializando Saberes, Laboratório de Produção Cultural da Estação Cultura e Laboratório do Bem Viver. Também é uma parceria com a Agência de Notícias das Favelas (ANF), que promoverá de 6 a 9 de julho, em Niterói (Rio de Janeiro), o 1º Encontro Latino-Americano de Comunicação Comunitária.
Saiba mais: www.facebook.com/events/1317669931680025/
Confira a programação:
01/07- Sábado
9h – Chegança – Percurso Cultura Viva Pisa na Tradição
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Troca de saberes com a Comunidade Jongo Dito Ribeiro, que faz a gestão compartilhada da Casa de Cultura Fazenda Roseira com a Prefeitura de Campinas, em torno da identidade negra, a partir da cultura de matriz africana e do jongo.
11h – Roda de Encontros: De Campinas a Quito (Equador)
Local: Casa de Cultura Fazenda Roseira
Cada participante contará sua origem, sua trajetória, e o que vem ofertar para a construção desse encontro e seus desdobramentos ao 3º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária, que será realizado em Quito em novembro.
12h – Almoço
14h – Percurso Cultura Viva no Ponto De Cultura e Memória Ibaô
Local: Ponto de Cultura Ibaô
Uma vivência com Mestre David com Afoxé Ibaô Inã ati Omi, fundado em 2009. Aberto a todos que desejam vivenciar a tradição de origem nagô.
16h – Patrimônio, Memória e Resistência – O sentido da memória é a transformação do presente
Local: Casa de Cultura Tainã
Uma vivência teatral com o Grupo Comunitário Teatro Fora dos Trilhos, da Rede e Ponto de Cultura Usina Geradora, que apresenta narrativas sobre a fundação da cidade de Campinas por meio de encenações, brincadeiras, danças e músicas.
17h – Roda Temática – Sementes, Tradição e (R)Existência da Cultura Viva
Local: Casa de Cultura Tainã
Em Campinas, na Casa de Cultura Tainã e Grupo Urucungos, Puítas e Quijengues, surgem as experiências seminais dos Pontos de Cultura no Brasil. Retornando ao ponto de partida, essa roda de conversa põe em perspectiva a cosmovisão afro brasileira e as conexões a partir de cada país.
19h – Jantar
20h – Roda de Tambores África para as Américas
Local: Casa de Cultura Tainã
Vivência e diálogos com tambores seus toques e origens. Da África para as Américas e entre países da América Latina.
02/07 – Domingo
10h – Roda de Conversa: Cultura Viva Comunitária: histórico, identidades e atualidade
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Com Jairo Castrillon (Colômbia), Alexandre Santini (Brasil), Chris Lafaiete( Brasil) e Juliana Siqueira (Brasil)
13h – Almoço
14h – Percurso Cultura Viva no Ponto de Caminhos: protagonismo e empreendedorismo das mulheres negras.
Local: Ponto de Cultura Caminhos
Vivência no terreiro Ylê Asé Omo Oyá Bagan Odé Ibôo e seus projetos culturais e de empreendedorismo social: grupo de dança afro Oju Oba, grife de roupas afro Criolê, Bloco de Afoxé Oya Obirin Ode, Projeto Tabuleiro Ancestrale e Flor de Dendê
15h – Roda de Conversa: Ancestralidade, Direitos Culturais, Comunicação Comunitária e Economia Viva
Local: Ponto de Cultura Caminhos
Com André Fernandes (Agência de Notícias das Favelas- Brasil), Rafael Paredes (Cultura Viva Comunitária México), Mãe Isabel (Brasil), Mãe Eleonora (Brasil), Avani Florentino de Oliveira (Brasil)
17h – Roda de Conversa sobre 3º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária
Local: Ponto de Cultura Caminhos
19h – Jantar
03/07 Segunda-feira
10h – Roda de Conversa: Uma Narrativa Latino-americana de Cidades rumo ao III Congresso latino Americano de Cultura Viva Comunitária – Quito Equador
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Com: Mario Rodriguez (Bolívia), Nelson Ullauri (Equador), Sônia Fardin (Brasil), Alina Cecilia Sosa (Argentina). Mediação: Alexandre Santini ( Brasil)
12h – Almoço
13h – Painel de Reflexões: As Pessoas em Primeiro Lugar na Cultura Organizacional
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Com Daniela Monteiro (Brasil), Vinícius Rocha (Brasil), Luneta Cultura ( Brasil)
13h – Oficina da Tiririca de Campinas
Local: Sala da Salvaguarda da Capoeira de Campinas – Estação Cultura
A Tiririca é conhecida como a capoeira paulista, manifestação que vem das ruas, onde os negros se encontravam e batucavam em caixa de engraxate, lata de graxa com escova de dentes.
15h – Roda de Conversa: Cultura Viva entre Institucionalidade e Sociedade: desafios e impasses da gestão compartilhada
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Com Milagros Lorier (Uruguai), Mário Rodriguez (Bolívia), Célio Turino ( Brasil) e Renato Almada (Brasil). Mediação: Ney Carrasco.
18h – Concentração e Cortejo Batidas e Pontos
Local: Câmara Municipal de Campinas
Manifestação dos Pontos de Cultura, artistas, articuladores, grupos culturais e artísticos de Campinas e região, que ritualizarão o início do debate na “Casa do Povo”, também conhecida como Câmara de Vereadores.
19h – Debate público: A transformação criativa das cidades pela Cultura Viva
Local: Câmara Municipal de Campinas
Com Célio Turino, Ivana Bentes, Alexandre Santini, André Fernandes, Eduardo Balán (Argentina) , Jairo Castrillon (Colômbia), Mario Rodriguez (Bolívia), Nelson Ullauri (Equador), TC Silva, Cida Falabella, Renato Almada, Mestre Marquinhos Simplicio, Alessandra Ribeiro, Pablo Capilé, Avani Florentino de Oliveira. Mediação: Gustavo Petta
04/07 – Terça-feira
10h – Roda de Conversa: Por uma Rede Latino-americana de Universidades pela Cultura Viva Comunitária
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Com Mariana Gutiérrez (Argentina), Jairo Castrillon (Colombia), Ivana Bentes (Brasil), Fabiane Pianowski (Brasil), Alina Cecilia Sosa (Argentina), Ana Marian (Colômbia)
10h – Roda de Conversa: 3º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Espaço dedicado à organização, preparação e construção colaborativa do III Congresso Latino – Americano de Cultura Viva Comunitária, que acontecerá de 20 a 26 de novembro de 2017.
13h – Almoço
14h – Tecendo Redes e Sistematização da Carta de Compromissos de Campinas para 3º Congresso Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária- Quito Equador
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura